O universo infantil é feito de descobertas diárias, sendo assim o Centro Educacional Infantil (CEI) Nilci Sander de Campo Erê, vem realizando vivências significativas com foco no autoconhecimento, interação entre os colegas e a experimentação de sons, texturas e movimentos, com as crianças do maternal-I, de um a 11 meses.
Entre as experiências realizadas com as crianças, a professora Claudiane Correia destaca a vivência chamada “espelho, espelho meu”, que tem como objetivo os alunos se auto conhecerem, ver as diferenças entre eles e os colegas. Segundo Claudiane essa foi uma vivência bem diferente, comparada a outras que ela propôs, muitos pequenos passaram a se observar no espelho com mais frequência depois da proposta.
“Eles chamavam os amiguinhos pra ir na frente do espelho, pra ver que o rosto deles estava ali. Foi bem legal. Às vezes, em casa, na correria, essa parte do autoconhecimento passa despercebido”, destaca a professora.
Vivências a partir de músicas
Outras vivências envolveram sombras, musicalidade e até construção de cenários. Uma das mais marcantes foi com a música “O Sapo Lava o Pé”, que estimulou o autocuidado e a percepção das diferenças. Além da vivência explorar a musicalidade, estimula o autocuidado.
Outra vivência realizada, foi a da música “A Canoa Virou”, onde as professoras construíram um barco com a ajuda das crianças. A proposta teve como objetivo servir como base para brincadeiras de roda e promover o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas nas crianças.
Claudiane comenta que avaliaram a coordenação das crianças, enquanto as mesmas desenhavam no barco com tinta guache: “Tudo tem a participação deles. Educação infantil é isso, tem que ter a participação das crianças”.
A vivência culminou em um micro cenário, que reuniu barco, música, dança e elementos sensoriais. Claudiane reforça que o objetivo vai além de um resultado final: “Todo dia é uma descoberta nova. A gente aprende com eles e eles aprendem conosco”, conclui a professora.