O CTG Sinuelo da Serra, de Flor da Serra do Sul, participou do 2º SINUART, etapa classificatória do MTG-PR, com suas invernadas Mirim e Juvenil, ambas coordenadas por Jocimar dos Santos Mazzoleni e Marizete Aparecida Moraes da Silva, coordenadores artísticicos do grupo. “Com certeza é uma experiência única, principalmente para a invernada mirim, que foi pela primeira vez a um rodeio para competir”, contou Jocimar. Ambas as invernadas se classificaram para a próxima etapa, marcada para novembro, para a alegria dos jovens e seus familiares.
Sobre o desempenho do grupo, Jocimar destacou: “Foi ótimo, com muito esforço, dedicação e comprometimento, tanto dos integrantes quanto de seus responsáveis”. Ele também conta um pouco sobre como lidou sobre o nervosismo dos jovens antes das apresentações: “É sempre um momento de tensão antes de pisar no tablado. Conversamos e orientamos os menores para que fossem lá, brincassem, se divertissem e dançassem, pois continuava tudo igual, apenas mais uma apresentação, só que para mais pessoas”.
Ele ressaltou que o principal fator para o bom desempenho foi a união dos integrantes, a dedicação aos ensaios e a entrega de todos. Sobre a evolução do grupo, comentou: “Eles vêm se fortalecendo a cada evento que passa, a união aumenta, assim como a dedicação e o comprometimento”.
Ele também conta um pouco sobre os momentos mais emocionantes para ele durante o evento: “Sem dúvida quando eles pisam no tablado. Não tem explicação ver aqueles rostos sorrindo, cantando e expressando o amor que sentem pela tradição. Isso não tem preço”. Sobre a importância de eventos como o SINUART, afirmou que “é de suma importância termos mais eventos assim na nossa região, pois contribuem para que muitos permaneçam e outros ingressem nesse universo tradicionalista”.
Por fim, deixou uma mensagem aos participantes: “Agradeço a todos que apoiam os grupos, desde pais, responsáveis, coordenação, patronagem, professores e até a comunidade, mas principalmente, aos jovens que brilham e fazem tudo isso possível com seu esforço e dedicação. Que cada um sinta orgulho do que vem desempenhando ao longo da trajetória e que, por mais difícil que seja o caminho, não desistam. Podem contar com o carinho e apoio da família Sinuelo da Serra.”