Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Projeto de saúde de Campo Erê está entre os 10% mais relevantes do país

Equipe de Campo Erê participa do maior congresso de saúde pública do mundo e apresenta projeto voltado à qualidade de vida da terceira idade, ganhando destaque nacional.

Arthur Nunes - Campo Erê
02/07/2025 15h30 - Atualizado há 11 horas
Projeto de saúde de Campo Erê está entre os 10% mais relevantes do país
O 38º Congresso do Conasems reuniu mais de 12 mil participantes em Belo Horizonte, consolidando-se como o maior evento de saúde pública do mundo e palco de troca de experiências nacionais. (Foto: Divulgação / Portal Conasems)

As equipes da gestão e da saúde de Campo Erê, composta pela prefeita Rozane Moreira (PT), secretário de Saúde Flavio Dalmagro, nutricionista Danielle Martelli, psicóloga Tarciane Bastezini e as técnicas de enfermagem Cassiane Bogoni e Maria de Lourdes, estiveram em Belo Horizonte (MG) participando do 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento é considerado o maior congresso de saúde pública do mundo.

O encontro reuniu mais de 12 mil participantes, entre gestores, profissionais e palestrantes de todas as regiões do país. Para o secretário municipal de Saúde, Flávio Dalmagro, a experiência foi extremamente relevante para a troca de vivências e o fortalecimento da rede pública de saúde.

Segundo ele, além de acompanhar palestras sobre temas estratégicos como reorganização do SUS, inovações tecnológicas e investimentos previstos pelo PAC, Campo Erê teve a oportunidade de apresentar o projeto “Terceira Idade na Medida Certa”, desenvolvido no município há mais de quatro anos.

O projeto campoerense foi um dos cerca de 800 trabalhos selecionados para a Mostra Nacional “Brasil, Aqui Tem SUS” e ficou entre os 10% mais relevantes do país. A iniciativa realiza encontros mensais com a população idosa, levando atividades multidisciplinares com educadores físicos, nutricionistas e outros profissionais diretamente aos clubes e bairros do município.

“É a saúde mais perto das pessoas, com atendimento individualizado e humanizado, promovendo qualidade de vida para a terceira idade”, destacou o secretário. Ele também enfatizou que o programa é mantido com recursos próprios e com profissionais da rede pública municipal.

A gestão agora estuda adaptar experiências de outros estados, além de buscar emendas parlamentares para ampliar o projeto e alcançar um número ainda maior de beneficiados.

A nutricionista Danielle Martelli de Faria, autora do projeto, fez a apresentação do trabalho durante a Mostra Nacional. Ela explicou que o projeto tem foco em alimentação saudável e atividades físicas, promovendo saúde e bem-estar para a população idosa.

Danielle comemorou o reconhecimento nacional da iniciativa e contou que recebeu elogios dos avaliadores, entre eles profissionais do Ministério da Saúde. “Tivemos só comentários positivos. É gratificante saber que estamos contribuindo com uma política pública eficaz para o envelhecimento com qualidade de vida”, afirmou.

Durante o congresso, ela também teve contato com diversos projetos voltados à prevenção de doenças crônicas, obesidade e promoção da saúde. Inspirada pelas experiências que conheceu, Daniela pretende retomar o projeto “Juntos pela Saúde”, que já foi desenvolvido em Campo Erê e atuava na reeducação alimentar por meio de grupos de apoio com acompanhamento via WhatsApp.

A participação no CONASEMS, segundo ela, reforça o compromisso de Campo Erê com uma atenção primária mais próxima, humana e transformadora.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

 


Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90