19/03/2020 às 14h12min - Atualizada em 19/03/2020 às 14h12min

O que é Coronavírus?

Coluna de opinião do jornal impresso

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
 
Conforme podemos ver pelo enunciado acima, o chamado “Novo Coronavirus” de novo só tem a chamada transmutação de algo comum em uma nova forma e que já aconteceu com muitos outros vírus ao longo da história, e quer dizer que devemos nos cuidar e nos proteger, sem pânico sem aflições desnecessárias. Antes porém é nosso dever colaborar naquilo que está ao nosso alcance. Alguns desses vírus dessa mesma família provocam infecções graves nos pulmões, como aconteceu na China em 2002 “Severe Acute Respiratory Syndrome”. SARS é causada pelo coronavírus associado à SARS (SARS-CoV). Em 2003/2004 a epidemia da Sars causada pelo Coronavirus infectou 8.000 pessoas causando 800 mortes em países da Ásia, Europa e América do Norte e do Sul.

Em 2012 foi isolado e identificado uma nova ramificação do Coronavirus, essa nova ramificação foi identificado inicialmente na Arábia Saudita e posteriormente e Países do Oriente Médio e posteriormente na Europa e África após esses relatos vieram outras epidemias como Gripe do Frango, Gripe Suína, H1 N1, Febre Ebola, Vaca Louca, todos causados por vírus, felizmente para alguns já existem vacinas, outros ainda dependem de tratamentos. Cabe a nós fazer a nossa parte nos precavendo não só de nos contaminar como contaminar outras pessoas. A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou, pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas.

Porém, alguns coronavírus, como o SARS - CoV podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o SARS - CoV é incerto, mas parece estar relacionado com morcegos. Também existe a probabilidade de haver um reservatório animal para o MERS - CoV que foi isolado de camelos e de morcegos.  No momento que escrevo essa coluna (Domingo 15 de março ás 20:40 horas as estatísticas apontam Para: 80.000 infectados confirmados e mais de 130.000 sendo tido como suspeitos com mais de 20.000 mortes. Como cristão crente na Palavra de Deus, sabendo que nada passa despercebido aos seu domínios, minha fé me ensina que não devemos nos alarmar e sim manter viva a esperança de dias melhores.
 
Reinaldo Guimarães
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90