Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
24/03/2020 às 16h36min - Atualizada em 24/03/2020 às 16h36min

#imprensacontraovirus

Coluna de opinião do jornal impresso

Em uma ação inédita do País dezenas de jornais brasileiros unificaram suas capas. Esta foi uma campanha incentivada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) em apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação, que agrava as consequências da doença Covid-19.
Aqui no Sentinela a nossa logomarca é: ‘A Nossa é a sua Voz’, e acrescento a esta logomarca o nosso compromisso com a informação com credibilidade e responsabilidade. Neste momento é difícil para um jornal impresso, de circulação semanal, noticiar em tempo tudo que está acontecendo.
O coronavírus está aí e só se fala nisto. Precisamos é apurar, filtrar as informações que chegam, falar com autoridades da área da saúde, ser transparentes e responsáveis com aquilo que noticiamos no enfrentamento da pandemia.
Através desta ação da ANJ os jornais também conclamam para a valorização da informação jornalística e criam uma hashtag unificada - #imprensacontraovirus.
Estudos indicam que, diante de desafios como o imposto pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas tendem a depositar mais confiança no jornalismo profissional. Pesquisa da Edelman divulgada na semana passada, revelam que a maior parte (64%) das populações de dez países, inclusive a do Brasil, vê na imprensa a fonte de informação mais confiável neste momento. O mesmo estudo mostrou ainda a clara preocupação da maioria das pessoas com informações falsas sobre a Covid-19 espalhadas nas redes.
Em decreto publicado na noite de domingo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reconheceu “os serviços relacionados à imprensa como essenciais” e vedou que trabalhadores dessa área sejam impedidos de circular.
 
Mudanças
Mesmo estando livre para circular e trabalhar o Sentinela foi afetado pelo coronavírus. Esta e as próximas edições circularão apenas em versão digital. Iremos enviar um arquivo em PDF para o celular ou e-mail de cada um dos nossos assinantes. Se por acaso você não recebeu a sua edição, favor mandar uma mensagem para o número: (49) 9 9958-0099.
Circular fisicamente com o jornal impresso é um risco desnecessário neste momento. Circulando apenas na versão digital estamos resguardando nossos entregadores e nossos assinantes.
Pedimos a compreensão de cada assinante. Saibam que nosso faturamento já diminuiu, não temos como visitar as residências e comércios para vender ou receber assinaturas; e alguns anunciantes já comunicaram a suspensão de contratos. Mesmo assim continuamos produzindo conteúdo jornalístico.
Neste momento iremos intensificar a produção de notícias através de vídeos, veiculados no nosso Portal de Notícias e nas nossas redes sociais. Iremos utilizar as redes e os vídeos para te manter sempre atualizado sobre o ‘News’, ou seja, os assuntos mais urgentes, como os casos suspeitos de coronavírus, número de pessoas isoladas e se for o caso, pessoas infectadas em um dos nossos municípios de circulação.

Igor Vissotto 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90