20/08/2020 às 08h23min - Atualizada em 20/08/2020 às 08h23min

Neve: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

NSC Total

O fenômeno costuma ocorrer na região mais alta do Planalto Sul e na Serra, e quando os flocos de gelo tomam conta da paisagem, garantem a alegria dos turistas. Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages são cidades onde neva com mais frequência, segundo dados da Epagri/Ciram.

O monitoramento da neve em Santa Catarina pela Epagri iniciou há 21 anos, e desde então, as cidades mais altas no Planalto Sul é que costumam registrar o fenômeno.

Historicamente, o ano que mais nevou no Estado foi em 2013, em 96 municípios. Em dados oficiais, foi o maior registro em abrangência e em volume de neve que Santa Catarina já teve.

Considerada a cidade com maior altitude em Santa Catarina segundo o Governo do Estado, Urupema está a 1.425 metros acima do nível do mar. A cidade é pequena, com pouco mais de 2,4 mil habitantes, mas atrai turistas em busca do frio. No Morro das Antenas, as temperaturas negativas são garantidas durante os dias de inverno, e a formação de sincelo também garante belas fotos para quem visita a cidade.

No centro de São Joaquim, as árvores que congelam por meio de um sistema de gotejamento são um atrativo à parte. No interior do município, as geadas também são constantes, principalmente na região do Caminhos da Neve. Para quem gosta de enoturismo, a cidade tem diversas vinícolas que produzem os chamados 'vinhos de altitude'.

Florianópolis - São Joaquim: pela BR-282 e SC-110, 230 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 271 quilômetros.

Em Urubici está localizado o acesso ao Parque Nacional de São Joaquim, onde ficam o Morro da Igreja e a Pedra Furada, dois pontos turísticos da região. A parte mais alta da Serra do Corvo Branco fica em Urubici, e trafegar por essa estrada é garantia de aventura e de belas paisagens, devido às diversas curvas do percurso e também à formação rochosa que se extende ao longo do caminho.

Conhecida pelo Mirante da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra é a primeira cidade no topo da serra para quem vem de Lauro Müller e enfrenta as 284 curvas do trecho. A cidade também costuma registrar geada e é um dos pontos onde neva em Santa Catarina. Aos finais de semana de inverno, moradores da região costumam fazer um bate-volta na cidade em busca do frio e de belas paisagens.

Florianópolis - Bom Jardim da Serra: via BR-282 e SC-110, 242 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 228 quilômetros.

O turismo rural é forte em Lages, e nos dias de inverno, a culinária com a presença do pinhão e a hospitalidade não podem faltar. A cidade possui monumentos para visitação e também estruturas em pontos mais altos, onde é possível ter uma visão panorâmica. A ocorrência de neve não é tão frequente como nas demais cidades, sendo os episódios de sincelo (chuva congelada) e de formação de geada os fenômenos mais comuns.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »