08/10/2020 às 08h47min - Atualizada em 08/10/2020 às 08h47min

Os filhos 100% conectados

Coluna de opinião do jornal impresso

Da redação
2010 Geração Alpha ou geração 100% conectada! Trata-se de crianças nascidas a partir do ano de 2010. Não é somente interessante, como é importante estar preparados para conviver e sobre tudo educar essa geração que tem dificuldade em dissociar a vida real da tecnologia, pois para essa geração é impossível conceber a vida sem comunicação para eles esse tipo de inter-relacionamento sempre estiveram presentes em suas vidas.
Em outra oportunidade escrevi sobre a geração “Z” e suas características, pois nasceram já no advento da internet. Indo além sobre as novas gerações; detenho-me hoje com essa geração chamada de “Geração Alpha” acompanhando a evolução dos tempos da época, infeliz de quem não procurar acompanhar e tentar separar o Joio do Trigo e ficar com aquilo que for positivo para a formação moral e intelectual dos filhos. Vivemos uma transformação que viaja a jato, comparando com a minha geração seria (1948 com 2010) corrida de carro de boi.
Nenhuma desfeita a minha geração que no meu conceito era mais feliz. Quem é desse tempo sabe do que estou falando. A cada geração, mudam as formas de se relacionar, de se comunicar, até mesmo de trabalhar e de enxergar a realidade. Nos últimos anos, as mudanças vêm se tornando cada vez mais rápidas e profundas. Isso está ligado aos avanços tecnológicos e influencia diretamente nossos filhos, que antes mesmo de andar já estão conectados e interagindo com aparelhos digitais. Como compreender e educar essas crianças, que chegam a um mundo já tão diferente do que conhecemos quando pequenos?
Muitos estudos já foram realizados sobre a chamada Geração Alpha, e como compreender melhor como a visão de mundo desses pequenos influenciará o futuro de todos nós. Os Alpha tem um jeito próprio de se relacionar de experimentar e de apreender o mundo a sua volta, essa geração se sente mais a vontade navegando com um tablet ou falando com um celular, do que a maioria dos adultos hoje. Eles querem inventar, interagir e se conectar sempre. Em geral, são crianças atentas e observadoras. Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes. Precisamos aprender sempre ou então dentro de curto espaço de temo haverá um abismo de informações entre uma geração e outra.

Fonte de pesquisa:  Dentro da História
Reinaldo Guimarães
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90