16/10/2020 às 14h02min - Atualizada em 16/10/2020 às 14h02min

Ensinamento e Profético

Coluna de opinião do jornal impresso

Larissa Dias
Da redação
Proclamado pela ONU como o ano da juventude 1985, esse evento mereceu um texto atribuído ao então papa João Paulo II: “Santos de Calça Jeans”.
Em sua carta apostólica São João Paulo II começa convidando a juventude a tomar parte na vida nova em Cristo; vivida e difundida com naturalidade no meio do mundo, onde quer que se encontre e das mais variadas formas como a existência humana guiada pela ação do Espírito Santo.
Mas o que essa mensagem realmente comunica? João Paulo ll esclarece que a missão da juventude, assim como a de todos os cristãos, é ser fermento no meio do mundo, amando o mundo como obra e manifestação de Deus, porém sem se deixar tomar pelo mundo, pois isso impediria de ver o que é belo e bom.  Assim escreve: “Tudo aquilo com o qual o homem supera o mundo – mesmo sendo neste enraizado se explica com a imagem e a semelhança de Deus, que está escrita no ser humano desde o início de sua criação.
João Paulo ll enfatiza que somente Cristo pode preencher o coração do ser humano, principalmente do jovem qual ser humano em construção em estágio que se deve ter ainda mais atenção a causa da formação do caráter. A carta escrita por João Paulo ll há 35 anos passados alem do ensinamento soa hoje como algo profético.
No dia 10 de outubro de 2020 na Basílica de São Francisco de Assis na Itália foi beatificado Carlo Acutis nascido na Inglaterra aos 3 dias do mês de maio de 1991 e falecido dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos de idade. Exumar o corpo do venerável faz parte dos ritos exigidos pela Igreja, surpreendentemente seu corpo depois de 14 anos de seu sepultamento, apresenta o corpo com todos os membros alguns ainda sem decomposição.
O fato relevante que pela primeira vez se pôde venerar um santo de Calças Jeans, Jaqueta esportiva e calçando tênis. Já que seu corpo foi exposto para veneração. Esse é um santo da era da informática, tecnologia que era dominada pelo beato Carlo Acutis. Uma das características que marcaram sua existência: O amor a Eucaristia e seu amor pelos milagres eucarístico, sua generosidade, simplicidade e amor ao próximo, sua sede de justiça e ajuda aos pobres.
O Frade capuchinho, Carlos Acácio Nunes Ferreira, reitor do Santuário onde Carlos Acutis está sepultado se dirige aos jovens, recordando que seu exemplo nos demonstra que “a santidade é atualíssima e é para todos nós”. Carlos Acutis ensina a nos afastar da mediocridade na fé e ser um cristão por inteiro.


Reinaldo Guimarães 
Fonte de pesquisa: Vatican News
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »