Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
27/11/2020 às 14h28min - Atualizada em 27/11/2020 às 14h28min

Você é gentil?

Coluna de opinião do jornal impresso

Dia 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza. Muito pouco divulgado e muitas vezes a dona Gentileza anda esquecida por muitos num canto qualquer.  A ideia de consagrar um dia do ano à gentileza surgiu em 1996, quando o Movimento das Pequenas Gentilezas realizou uma conferência em Tóquio, no Japão. Quatro anos depois, surgiu o Movimento Mundial pela Gentileza, e o 13 de novembro passou a ser celebrado em diversos países, incentivando ações de amabilidade.
                Mas o que é exatamente a gentileza? É difícil definir, mas uma coisa é certa:  gentileza tem a ver com empatia, isto é, com a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. É impossível ser gentil sem esse exercício inconsciente de imaginar o que faria o outro se sentir melhor. A discussão trata, portanto, do tipo de sociedade que queremos – mais acolhedora, mais solidária, mais justa.
                Falando assim parece um problema complexo. Mas, como sempre, tudo começa com pequenas ações: um elogio entusiasmado, um sincero pedido de desculpas, um presente fora de hora, uma ajuda sem querer nada em troca, uma mensagem carinhosa. O importante é não deixar pra depois, pois a gentileza precisa virar um hábito – ainda mais nos dias de hoje.
                As redes sociais permitiram um grau de anonimato impossível até poucas décadas atrás, tornando muito mais fácil humilhar, ofender e caluniar. O que muitas vezes vem causando problemas com sequelas terríveis para a autoestima de crianças, adolescentes e jovens. Isso sem contar o grau de agressividade que as discussões políticas vêm ganhando no ambiente virtual. Infelizmente, o hábito da gentileza está em falta nas redes sociais.
                Como melhorar esse cenário? Talvez tenhamos que nos lembrar da frase: “Gentileza gera gentileza”. Você pode até não conhecer o Profeta Gentileza, mas certamente já viu uma placa, pôster ou grafite com esse lema. A mensagem, agora parte do nosso repertorio cultural, apresenta de forma simples e direta essa espécie de “Lei do retorno” que atua em nossa vida quando decidimos impactar positivamente nossas famílias e comunidades.
                Mas o que isso tudo tem a ver com bem-estar? Mais do que você imagina.
                Pesquisadores ao redor do mundo não cansam de atestar os efeitos benéficos que a gentileza traz para nossa saúde física e mental. Praticar a bondade faz nosso corpo liberar substâncias ligadas à sensação de prazer (como a serotonina) que, por sua vez, podem reduzir o stress, ajudar a controlar a pressão sanguínea, melhorar nosso sistema imunológico. Resumindo, praticar a gentileza traz longevidade e qualidade de vida. Do ponto de vista psicológico, ela ajuda também a construir relacionamentos mais saudáveis e a tornar nossa vida profissional mais produtiva.
                Ser gentil, portanto, não é só cuidar dos outros, mas também de si mesmo.
 
Texto de Lucília Diniz
Por [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90