Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
12/02/2021 às 08h12min - Atualizada em 12/02/2021 às 08h12min

Excelência da gratidão

Coluna de opinião do jornal impresso

Da redação
A terminologia “gratidão” vem do Latim, significando gratitudo ou gratitude, sendo definida como qualidade expressa em palavras. Gestos ou atitudes de quem é grato ou agradecido por algo recebido; o ato de agradecer tornou-se de forma geral automático. Todavia uma das maneiras de verdadeiramente exercer o gesto de gratidão, é reconhecer em gestos e atitudes, pois, gratidão é tida como sentimento, emoção, intelectualidade, livre escolha ou graça. Na espiritualidade, é comum se ter sentimento de dívida em relação a uma divindade.
Na Bíblia Cristã constam 142 vezes menções a palavra “GRAÇAS” referindo-se ao Senhor reconhecendo sua onipotência, onisciência e misericórdia. Na religião Muçulmana a salvação será para quem demonstra fidelidade e gratidão a Allah (Deus). Já para o Budismo, a gratidão é a representação de uma pessoa iluminada que cultiva um coração de compaixão. Para alguns pensadores, estudiosos e filósofos, como Aristóteles, Sócrates, Voltaire e outros, a gratidão é uma qualidade que pode contribuir para nossa felicidade, pois é um hábito que pode enobrecer e aperfeiçoar o ser humano.
Ao passo que a ingratidão degrada e destrói a pessoa. Quando eu manifesto gratidão por alguém e faço isso de coração torno-me mais leve para mim mesmo e para meu próximo. Todavia não podemos confundir gratidão com bajulação, ou seja, demonstro gratidão; mas cobro por esse gesto. Infelizmente nos dias de hoje tornou-se corriqueiro. É a metodologia do toma lá dá cá o que não passa de uma verdadeira barganha.
Ser grato a alguém pode abrir caminho para a felicidade, pois quando sou grato dou um passo para compor meu estado de espírito. A gratidão pode ser uma atitude a cultivar no nosso dia a dia e ajudar-nos a tomar consciência do momento presente, e nos estimular numa vivência melhor. Ela leva-me a perceber que a vida é bela porque está acima das circunstâncias e ultrapassa minha visão individual. Mesclando amor e dor, frustrações e realizações, ganhos e perdas dentro de um sentido maior que me leva ao crescimento e evolução espiritual. A excelência da gratidão só é percebida quando a reconheço como uma dádiva sublime, soberana e superior.
“A ingratidão consiste em esquecer, desconhecer ou reconhecer mal os benefícios, e se origina da insensibilidade, do orgulho ou do interesse” – (Charles Pinot Daclos)
 
Fonte: Inteligência espiritual: Renato Petrich e Elenira Aparecida Cunha Moreira
Por Reinaldo Guimarães
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90