Os pequenos gestos de amor
Coluna de opinião do jornal impresso
24/05/2022 08h29 - Atualizado em 24/05/2022 às 08h29
Quando eu trabalhava no Jornal Sentinela como repórter, fiz várias entrevistas com casais que estavam há décadas juntos. Sempre gostei do tema e poder ouvir eles contando suas histórias era algo que me encantava muito. Na faculdade de Psicologia nós não estudamos praticamente nada sobre amor, relacionamentos amorosos e coisas do tipo, mas eu estudava por fora, pesquisava artigos, lia livros, assistia vídeos. E ao parar para pensar sobre o tema, conversando com algumas amigas, eu me lembrei de uma frase de G. K. Chesterton: “A coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns”.
Eu penso muito sobre isso, e ao lembrar das histórias e entrevistas que fiz com os casais enquanto era repórter, isso ficou muito claro para mim: não há um grande segredo, não há uma maneira que seja correta, ou a melhor fórmula para preservar o amor e o casamento. A união não vai se construindo em cima das grandes datas, dos grandes eventos ou acontecimentos. O vínculo não se fortalece no dia que você ganha um presente maravilhoso, ou uma declaração de amor incrível. O amor não se constrói de uma forma mágica, magnífica ou mística.
Tudo isso acontece nas pequenas coisas, no dia a dia. A convivência, a paciência, o companheirismo, a admiração e abrir mão dos próprios desejos em prol do outro. Isso sim faz a diferença! O amor e o casamento duradouros se construirão nas pequenas coisas de cada dia que vocês viverem juntos. O amor está presente quando você lembra que sua companheira gosta de comer morangos, e ao passar pelo mercado você pega morangos para ela. O amor está presente quando você sabe que jogar futebol e beber uma com os amigos na quarta-feira é importante para seu companheiro, e você não fica enchendo o saco toda vez que ele faz isso. O amor está presente nos gestos simples, que fazem você olhar para o lado, admirar a pessoa que está com você e se comprometer a fazê-la feliz também.
Cuidem das pequenas coisas e vocês estarão cuidando do amor.
Por: Fran Perondi