Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/09/2022 às 15h27min - Atualizada em 20/09/2022 às 15h27min

1ª reunião do Núcleo de Turismo de Palma Sola

O lançamento oficial do núcleo do turismo de Palma Sola foi na tarde de terça-feira, dia 20 de setembro, na sede da ACEPA/CDL

Igor Vissotto
Mais de 30 pessoas participaram do lançamento oficial do Núcleo do Turismo de Palma Sola. A reunião aconteceu no início da tarde de terça-feira, dia 20, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Palma Sola. Quem abriu a reunião dando boas vindas a todos foi o presidente da ACEPA/CDL, Rafael Link, na sequência a Consultora Regional do SEBRAE/FACISC Lenir Peres Pavan seguiu com o trabalho de eleição do Conselho do Núcleo do Turismo de Palma Sola.
O prefeito de Palma Sola, Cleomar Mantelli e a assessora de gestão Izabel Vissotto também prestigiaram a reunião. Izabel falou sobre a sua participação em evento promovido pelo Sebrae na cidade de Bananeiras no estado da Paraíba no mês de agosto. Lá ela explanou e expos situações sobre o turismo rural no Extremo Oeste e o que está sendo feito em Palma Sola.
A Consultora Leni lembrou sobre a participação de vários palmassolenses na visita feita à cidade de Nova Veneza-SC. “Eles venderam a história do município deles, com isto trouxeram o progresso para a cidade deles. Conseguiram trazer a Ana Maria Braga até aquela cidadezinha e assim ganharam visibilidade nacional. Mostraram que foi através de parcerias que se alicerçou o turismo em Nova Veneza” isto foi dito por algumas das pessoas que viajaram para a cidade de pouco mais de 15.000 habitantes no Sul Catarinense.
Vários foram os exemplos de Nova Veneza, como a gurmetização da sua culinária, essencialmente italiana, o empreendedorismo através de associações e do cooperativismo, sem falar na persistência na valorização daquilo que é produzido e feito localmente.
“Para que algo seja visto e valorizado é preciso que se dê identidade àquilo. No turismo não adianta atirar pra tudo que é lado, tem que focar. Neste momento precisamos formar uma identidade para Palma Sola” disse Rafael Link.
Integrantes do Núcleo de Gastronomia, Prefeitura Municipal e a ACEPA já pensam numa grande feira do município, construída a partir do pinhão e da araucária. A bióloga Juliana França estava participando da reunião e falou sobre a importância de Palma Sola ter um evento e que este evento se torne tradicional, que seja realizado sempre no mesmo mês. “Eu sou de Francisco Beltrão, estou sempre caçando belezas naturais e fiquei fascinada com as cachoeiras de Palma Sola, o potencial é enorme, mas o pessoal tem que saber que Palma Sola existe e que estas lindas cachoeiras estão aqui”.
Durante esta reunião foram eleitos os quatro membros do Núcleo de Turismo. Como coordenador do núcleo do turismo foi eleito Fernando Pauletti, como vice a bióloga Juliana França, e como secretário e tesoureiro ficaram Renan Locatelli e Célio Campos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90