Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
19/11/2022 às 10h31min - Atualizada em 19/11/2022 às 10h31min

A personalidade do Narcisista no processo de divórcio

Coluna de opinião do jornal impresso

Muitas mulheres no processo de separação descobrem que viviam com um narcisista. O narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso e ambos derivam da palavra grega Narke (entorpecido), de onde também vem a palavra narcótico.
De acordo com a mitologia, narciso era um rapaz plenamente dotado de beleza, conhecimento e capacidade, seus pais eram o deus do rio Cefiso e ninfa Liríope. Quando nasceu, a revelação do oráculo foi que ele teria uma longa vida, desde que nunca visse seu próprio rosto. Para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido própria beleza.
Em um relacionamento, narcisistas criticam e cobram o cônjuge constantemente, desejando sempre maior dedicação e perfeição, ou seja, o seu ideal de amor. Eles manipulam o sentimento de culpa do outro e fazem com que a vítima pense que “está falhando” no relacionamento.
Conhecemos o narcisista porque a pessoa continua querendo criar situações para manipular a vítima, trazendo provas desleais, argumentos sem embasamento. O objetivo do narcisista é deixar sua companheira louca e bagunçar o processo judicial, sendo impossível realizar acordo com um narcisista. O único meio de alcançar algo com ele é inflar seu ego, ele precisa sentir que no acordo ele virou o herói do processo.
Cada vez que você estiver tentando entende-lo, ele vai te confundir ainda mais, ele é o mestre dos magos nesse quesito. Ele se acha o alecrim dourado, tentando manipular a esposa, o advogado, o ministério público e o juiz.
O narcisista ama a sua confusão mental e as inúmeras indagações que você faz. Ele controla financeiramente a companheira e não admite que o outro seja melhor que ele. Eles gostam de humilhar e querem ver a vítima humilhada.
Todo relacionamento com um narcisista tem abuso, pois o perfil dele é complicado e manipulador. Ele não quer a guarda porque ele pretende cuidar das crianças, ele quer a guarda porque as crianças tornam-se um troféu para ele.
Ele tem uma facilidade imensa de trocar os lugares em uma discussão, do tipo que faz você, que está sendo a vítima se perguntar: Será que eu fiz isso mesmo? Será que estou louca? Será que a culpa foi minha?
Ele faz a esposa duvidar o tempo todo se ela está certa. Diz frases como: “Você é inútil”, “Ninguém vai te querer se eu te deixar”.
Já sentiu isso? É bem esse ponto que te prende ao Narcisista. Isso é uma pequena parte do abuso psicológico que ele faz com a sua vítima. O narcisista quer se divorciar porque achou outra vítima. As vítimas são constantes e a culpa é sempre da esposa.
Ele se esforça para você não destruir o nome dele, na realidade ele teme ser desmascarado se as pessoas descobrirem a verdade.
Muitas mulheres, ao descobrirem o abuso do Narcisista, ao invés de se afastarem ficam com pena dele e caem na cilada de tentar ajudar. Para sair de uma relação assim, a vítima precisa de um acompanhamento psicológico, para que entenda e aceite que está vivendo uma relação abusiva.
 
Por: Juliane Silvestri Beltrame, Especialista em Direito das Famílias e Advogada do escritório Beltrame & Silvestri Advocacia.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90