03/04/2023 às 14h08min - Atualizada em 03/04/2023 às 14h08min
O SUS
Coluna de opinião do jornal impresso
Reinaldo Guimarães
O SUS (Sistema Único de Saúde) é o maior sistema de saúde pública do mundo, e ganha destaque como sendo o maior patrimônio da população brasileira.
Nessa última semana tive a experiência de ser internado na UPA de Francisco Beltrão, por 24 horas, posteriormente fui transferido para o hospital São Francisco, pelo SUS. Confesso que o conforto não era dos melhores, porém, o atendimento, o capricho e a atenção de todos foi algo inimaginável. Desde os atendentes até o diretor do São Francisco, por quem fui atendido e que assinou a minha alta, foram pessoas de extremo bom gosto, educadas, preparadas para o trabalho que desempenham, principalmente as enfermeiras, que fazem uma obra missionária, ou seja, um verdadeiro sacerdócio.
Entro em alguns detalhes porque gostaria que os brasileiros que me acompanham e que leem a minha coluna saibam valorizar o que tem na mão, o melhor sistema de saúde.
Enquanto estava na UPA, fiz o teste para Covid-19, o enfermeiro que fez o teste estava extremamente preparado, o teste, cujo resultado saiu imediatamente, deu negativo.
Fiquei numa enfermaria com mais cinco pessoas e seus respectivos acompanhantes. Logo pela manhã, observei em alguns momentos as entrevistas de uma estagiária de medicina, que entendeu perfeitamente a nossa linguagem, um tanto quanto caipira. Ela conversou despreocupada com o tempo, fazendo perguntas e anotando as respostas, por exemplo, ela procurou saber o que aconteceu, como chegamos e demonstrou interesse pelos assuntos dos pacientes, fazendo com que compartilhássemos assuntos pessoais, sequelas da pandemia, p desgaste do isolamento e da paralisação, entre outras.
Posteriormente, essa estagiária, em linguagem técnica, passou para uma médica todas as entrevistas. Após conferir as entrevistas, passou para o médico que realiza os atendimentos. Dessa maneira, o diagnóstico torna-se mais completo, além disso, foi possível perceber se paciente tinha algum distúrbio nervoso de ansiedade ou depressão.
É uma verdadeira lição para esses médicos mais idosos, que merecem nosso respeito, mas que já estão em fim de carreira, que só estão preocupados em atender o paciente o mais rápido possível, dando pouca atenção e ouvindo pouco. A nova onda de médicos que vem por aí, garante que teremos ótimos médicos e poderemos cada vez mais nos orgulhar do nosso sistema de saúde, fazendo jus aos constituintes de 1988.
Por: Reinaldo Guimarães