31/10/2023 às 17h45min - Atualizada em 31/10/2023 às 17h45min

Portal de Palma Sola e obelisco do Lions

Esta semana fiquei sabendo da instalação de um obelisco do Lions em frente ao Portal principal da cidade de Palma Sola. Conversei com algumas pessoas para me inteirar melhor sobre o assunto e no meu ponto de vista o local a ser instalado não é o mais adequado. Escrevo isto porquê depois de instalado, toda, absolutamente toda foto da fachada de um dos nossos principais pontos turísticos, sempre estará na foto o obelisco do Lions.
Não sou contra instalar o obelisco no trevo da cidade, contudo acredito que se instalado do outro lado do trevo, poderá agradar gregos e troianos. Se instalado do outro lado, próximo a placa de inauguração desta degradada rodovia catarinense, será visível a todos que passam pelo local. Quando turistas ou qualquer um de nós palmassolenses quiser fazer um registro do Portal, emoldurado pelas belas flores que normalmente se cultiva por ali, será possível enquadrar o obelisco ou tirá-lo do enquadramento da foto. Lembro que este suntuoso portal foi construído na gestão do ex-prefeito Nico.
Neste ponto a minha colocação diz respeito única e exclusivamente a estética do ponto turístico, afinal quando recebemos visitas, quando recebemos gente de fora, é comum os levarmos até o Portal para fazer um registro fotográfico.
 
Importância do Lions
Comentei isto com algumas pessoas na segunda-feira de manhã, à tarde já tinha gente brava comigo dizendo que sou contra o Lions. De maneira alguma! Reconheço a importância do Lions e parabenizo as diversas ações promovidas, foi através de uma ação do Lions dentro das escolas que identificamos um problema de visão da minha filha Lorena.
Pra mim a questão sobre o Lions, ou qualquer outra entidade em municípios pequenos está na dificuldade de se montar uma diretoria e tornar a entidade perene no município. Quem é aqui de Palma Sola sabe a dificuldade que é montar uma nova diretoria, especialmente depois de passada a empolgação da primeira ou segunda diretoria.
Acompanho esta caça a membros de diretoria na Palma Sola Piscina Clube, na ACEPA/CDL, no CTG entre outros. Não é fácil encontrar pessoas que se disponham a trabalhar voluntariamente e que no final das contas vão ter desgastes e se indispor com alguém em razão de decisões que serão obrigadas a tomar. É claro que estas pessoas também deixam um legado e constroem uma reputação honrada a partir do voluntariado, que é o que faz valer a pena este trabalho.
Aos meus olhos municípios como Palma Sola deveriam fazer a fusão de entidades, como aconteceu na criação da Associação Comercial de Palma Sola, que nasceu se unindo ao CDL e a um grupo chamado Acreditar e Crescer, unindo lojistas, empresários do setor de serviços, profissionais autônomos e indústrias.
Se na próxima década Palma Sola continuar tendo menos de 8 mil habitantes espero ver a fusão da Palma Sola Piscina Clube com o CTG Estância da Fronteira e quem sabe assim tenhamos um CTG com uma campeira, com um espaço para rodeio e bailes ainda maiores.
Outro exemplo que trago é da cidade vizinha de Flor da Serra do Sul, onde há uns 10 ou 12 anos foi fundado o Rotary Clube, entidade semelhante ao Lions. Por lá também construíram um obelisco do Rotary no trevo, bem em frente ao nome de Flor da Serra do Sul. Há pelo menos seis anos o Rotary de Flor da Serra está desativado por falta de gente que se envolva, que trabalhe voluntariamente. E aqui voltamos para o que escrevi acima, não é fácil montar diretoria e a manter a continuidade de entidades em pequenos municípios.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90