10/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 10/10/2024 às 09h00min

Horta escolar transforma rotina e alimentação

Implantada em 2019, a horta da creche municipal integra alimentação saudável ao aprendizado, estimulando o consumo de verduras e legumes

Jéssica Rebelatto
Anchieta
Crianças participam do plantio e da colheita na horta escolar, contribuindo para uma alimentação saudável e aprendizado prático
A horta escolar da Creche Pró-Infância, de Anchieta, implantada em 2019, transformou a rotina da instituição ao oferecer não apenas alimentos frescos para as refeições, mas também experiências de aprendizado para as crianças. De acordo com a diretora, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de aproveitar melhor o espaço disponível e, ao mesmo tempo, proporcionar às crianças um contato mais próximo com a terra e o cultivo de alimentos.
O terreno foi preparado, as pedras retiradas e os canteiros montados. “Era um solo duro, mas com a ajuda de todos conseguimos montar a horta”, relembra a diretora Neli Thuns. Atualmente, o espaço fornece temperos como salsinha, cebolinha, além de verduras como brócolis e couve-flor, que são utilizados nas refeições diárias da creche, que atende 141 crianças.
A horta, no entanto, vai além da função alimentar. Segundo a diretora, o local também tornou-se um espaço de ensino e experimentação. As crianças participam do plantio, observam o crescimento das plantas e aprendem sobre o ciclo de vida dos alimentos. “As professoras levam os alunos para plantar feijão, por exemplo, e eles acompanham todo o processo, desde a semente até a colheita”, explica. Essa vivência prática tem sido fundamental para estimular os pequenos a experimentarem novos alimentos.
Com o tempo, o espaço foi reduzido devido à construção de uma nova sala, mas a produção continua, focando em culturas de crescimento mais rápido, como alface, espinafre e tomate. A diretora também destacou que a horta tem um papel importante na promoção de uma alimentação mais saudável, especialmente entre as crianças que costumavam resistir a comer verduras. “Quando elas participam, do processo de plantio e de colheita, ficam mais motivadas a experimentar o que ajudaram a cultivar”, afirma.
O impacto positivo da horta escolar é sentido também nas casas das famílias. A diretora revelou que muitos pais começaram a adotar a prática de cultivar pequenas hortas em casa, incentivados pelo entusiasmo dos filhos. “Já tivemos pedidos de mudas de amora, porque as crianças gostaram tanto da fruta colhida na escola que os pais querem plantar em casa”, contou. A experiência com a horta, portanto, não apenas incentiva uma alimentação mais saudável, mas também cria memórias e aprendizados que as crianças levam para a vida.
 
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