23/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 23/10/2024 às 09h00min

Professor Carlinho é homenageado com Prêmio Educador Elpídio Barbosa

Com três décadas de atuação na escola EEB Catharina Seger, ele se destaca por incentivar jovens em competições de matemática e por sua dedicação na formação de novos talentos

Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Professor Carlinho Augustinho Horn durante a cerimônia de premiação do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, realizada em Florianópolis
O professor Carlinho Augustinho Horn da Escola de Educação Básica Catharina Seger foi premiado na 29ª edição do Prêmio Educador Elpídio Barbosa destacando-se pela trajetória e pelo impacto de seu trabalho. “Fiquei surpreso ao ser um dos 37 professores homenageados. Todos os anos o estado escolhe um professor por regional, e desta vez, eu fui um dos premiados”, comentou.
O prêmio, que homenageia o educador Elpídio Barbosa, ex-secretário de educação e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação, foi entregue durante cerimônia em Florianópolis, com a presença de professores e autoridades do setor educacional.
Com 30 anos de experiência, Carlinho Horn possui uma carreira marcante. Em 1996, ele ajudou a implantar o Ensino Médio no Cerro Azul e, desde então, sua dedicação à matemática tem sido notória, especialmente por sua atuação na coordenação de alunos em competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desde 2004, sua escola participa regularmente das competições, acumulando prêmios e distinções.
Um dos pontos altos de sua trajetória pessoal foi o sucesso de seu filho, que começou a participar da OBMEP no sexto ano e, ao longo dos anos, conquistou várias medalhas. Esse desempenho o levou a ser admitido na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde estuda atualmente com bolsa integral.
Além do filho, muitos outros alunos sob sua orientação também se destacaram em competições matemáticas. Carlinho promove a participação dos estudantes em olimpíadas regionais, como a Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), e, apesar dos desafios, continua investindo na formação dos jovens por meio de atividades extracurriculares.
“Fico feliz com o reconhecimento. Poucos estão dispostos a abrir mão de tudo para se dedicar a isso, mas acredito que esse empenho faz a diferença na escolha de premiações como essa”, destacou o professor, que ressaltou o valor da responsabilidade na educação de jovens para o futuro.
No próximo dia 26, durante a cerimônia de premiação da OBMEP/2023, em Chapecó, mais dois de seus alunos serão homenageados, com medalhas, reforçando o impacto contínuo de seu trabalho na escola e na comunidade.
“Conhecemos as pessoas daqui e vemos o esforço de todos. Quando um professor local é reconhecido, isso reflete positivamente não apenas no meu trabalho, mas em toda a comunidade escolar. Mostra que temos potencial e pessoas empenhadas em dar o melhor de si, seja aluno ou professor”.
Carlinho também expressou sua gratidão pela oportunidade de lecionar em sua cidade natal. “É um ciclo. Eu fui aluno, aprendi, e agora estou aqui tentando passar o melhor que posso para meus alunos. Isso pra mim, é muito especial”, finaliza.
 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90