Com mais de uma década de experiência na Educação Infantil, Geneci Marques assume, pela primeira vez, a gestão escolar. Formada em pedagogia, com especialização em Educação Especial e Inclusiva, ela foi convidada neste ano para dirigir o Centro de Educação Infantil Maria Nelly Trapp Catusso, de Campo Erê.
“É um desafio novo, mas aceitei pelo carinho que tenho por essa escola, pelos alunos, professores e famílias”, afirma Geneci. No momento, sua prioridade é organizar a equipe docente para o retorno às aulas e realizar as matrículas em 2025.
Um dos principais desafios apontados pela nova diretoria é a frequência escolar e o impacto das tecnologias no aprendizado. “Manter a criança motivada para aprender, diante de tantas distrações tecnológicas, é uma das maiores dificuldades que enfrentamos”, explica. Para lidar com isso, a escola investe na formação continua dos professores, buscando aprimorar metodologias e tornar as aulas mais atrativas e eficazes.
A preocupação com o uso excessivo de telas também é pauta para a escola, principalmente após a recente sanção da lei que restringe o uso de celulares em sala de aula. “O atraso no desenvolvimento das crianças é visível. Com a proibição do uso de telas na Educação Infantil, já percebemos benefícios, como maior concentração e melhora nas habilidades motoras”, destaca a diretora.
A qualidade da educação do município foi reconhecida recentemente com a conquista do Selo Ouro. Segundo Geneci, essa premiação reflete o esforço conjunto de professores, gestores e da Secretaria de Educação. “É um trabalho de toda a rede, desde o professor em sala de aula até o suporte administrativo”, ressalta.
A participação das famílias também é essencial para o sucesso dos alunos. “Quando os pais valorizam a escola e acompanham a rotina escolar dos filhos, vemos uma mudança significativa no interesse e na assiduidade dos estudantes”, aponta a diretora.
Com formação em Educação Especial, Geneci enfatiza a importância do suporte a alunos com dificuldades de aprendizagem. “Temos professores especializados que atuam no contraturno e a Secretaria de Educação disponibiliza um segundo professor para alunos com laudo neurológico”, explica.
A nova diretora reconhece que os desafios são grandes, mas reforça que a educação é uma construção coletiva. “Precisamos estar sempre em busca de conhecimento e inovação para garantir um ensino de qualidade e preparar nossas crianças para o futuro”, conclui.