O Centro Municipal de Educação (CMEIF) de Anchieta, agora conta com uma nova diretora. Marcia Câmara está na área da educação há 15 anos e essa é a segunda vez que assume o cargo de diretora. Disposta a dar seu melhor, ela tem muitos sonhos, entre eles ampliar os espaços da escola, fortalecer a Integração com as famílias no processo educacional, criando eventos, reuniões, atividades que envolvam a comunidade escolar e aumentar os índices no IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica].
Diferente de estar em sala de aula, Marcia entende das responsabilidades e desafios, quanto diretora, e relata sentir uma mistura de sentimentos. Atualmente o CMEIF conta com um quadro de aproximadamente 30 profissionais e 317 alunos, destes 188 estudam de manhã e 129 estudam à tarde.
Uma das principais dificuldades do CMEIF é a falta de um ginásio exclusivo para o uso da escola. Hoje a instituição divide seus horários com as escolinhas do município que são realizadas no Ginásio Municipal Hilário Pompermayer. Neste ano a escola usa o ginásio nas segundas, terças e sextas-feiras: “Sentimos a necessidade de ampliar o espaço para as aulas de educação física e atividades realizadas além da sala de aula”, declara Marcia.
Ela acrescenta que seu maior sonho é construir uma quadra de grama sintética, para que os alunos possam aproveitar melhor o espaço físico, além de dar uma melhor autonomia para os professores desenvolverem suas aulas.
Projeto semestral
Em cada semestre os professores em conjunto com a direção escolhem um tema, neste primeiro semestre de 2025, foi escolhido o seguinte tema: “O valor do que perdemos”, que tem como objetivo resgatar os verdadeiros valores.
Marcia comenta que uma das principais dificuldades dos professores é desenvolver atividades que mantenham a concentração dos alunos. Sendo assim, a cada semestre a escola desenvolve um projeto para diferenciar as atividades e tornar as aulas mais atrativas.
Ela relata que os alunos estão cada vez mais agitados e o professor precisa sempre buscar algo novo. Uma das ferramentas que os profissionais do CMEIF de Anchieta utilizam para cativar os alunos, é trabalhar com jogos, incentivar a prática da leitura e desenvolver brincadeiras ligadas ao tema: “O valor do que perdemos”.