Após as férias a equipe do CEI Nilse Sander deu início aos trabalhos de 2025 no dia 27 de janeiro, com os professores retornando no dia 3 de fevereiro. O primeiro contato com as crianças aconteceu no dia 10, quando as aulas foram retomadas com a acolhida dos alunos. Para garantir uma comunicação eficaz com os pais e ajustes importantes para o ano letivo, no dia 11, foi realizada a tradicional Assembleia de Pais, evento que visou alinhar expectativas e reforçar a parceria entre escola e família.
Pontos-chave da Assembleia de Pais
Durante o encontro, a coordenação destacou cinco pontos essenciais para o bom andamento do ano escolar:
- Horários de funcionamento e cuidados com os alunos: A gestão fez questão de frisar a importância de respeitar os horários de chegada e saída, bem como a confiança necessária para que os pais deixem seus filhos sob os cuidados da equipe pedagógica.
- Uso do WhatsApp e comunicação com as famílias: A coordenação deixou claro que, apesar de a comunicação via WhatsApp ser fundamental, a prioridade da equipe é sempre o atendimento das crianças. A utilização do celular por professores foi regulada, com ênfase no uso durante os horários de planejamento pedagógico.
- Período Integral: As famílias com crianças no período integral (28 alunos no total) também receberam orientações sobre o funcionamento das atividades, com destaque para a importância da colaboração com itens como garrafinhas de água, roupas extras e fraldas.
- Campanha de Páscoa e colaboração espontânea: A tradicional rifa de Páscoa foi mencionada, como uma maneira de envolver as famílias na arrecadação de fundos para o CEI, além do lançamento do "bloquinho da colaboração espontânea", uma iniciativa para que as famílias possam contribuir com valores simbólicos quando possível.
- Identificação dos materiais: A coordenação solicitou a atenção dos pais para a correta identificação dos materiais das crianças, visando facilitar a rotina e evitar confusões, especialmente no início do ano letivo, quando as mochilas e itens pessoais ainda não estão completamente organizados.
Desafios na adesão das famílias e a importância da colaboração
Embora a reunião tenha sido bem recebida, a coordenação reconheceu que nem todos os pais compareceram. Fatores como esquecimento e dificuldades para ajustar a agenda familiar foram mencionados. No entanto, o uso dos grupos de WhatsApp tem sido uma ferramenta essencial para manter todos informados. A preocupação com a responsabilidade compartilhada entre escola e família foi enfatizada, lembrando que, embora o material pedagógico seja fornecido pela Secretaria de Educação, há itens que dependem da contribuição das famílias, como o portfólio utilizado pelas crianças.
Adaptação das crianças e acompanhamento emocional
A adaptação das crianças no início do ano escolar, especialmente as mais novas, tem sido acompanhada de perto. O processo de socialização exige paciência e compreensão, com destaque para os alunos do Maternal 1, que estão vivenciando sua primeira experiência escolar. A coordenação tranquiliza os pais, destacando que o choro e a resistência ao ambiente escolar são comportamentos naturais nesse período de transição. As famílias são constantemente informadas sobre o bem-estar dos filhos, e a equipe está atenta para garantir a segurança e o conforto das crianças.
Capacidade de atendimento e perspectivas para 2025
Atualmente, o CEI Nilser Sander conta com 70 alunos matriculados, com algumas vagas disponíveis em turmas específicas, como no Maternal 3. Embora o berçário não seja oferecido, o centro atende alunos desde o Maternal 1 até o 3, com a opção de período integral para algumas turmas. A demanda por vagas no período integral tem sido alta, especialmente para as turmas do Maternal 1 e 2.
Parceria entre escola e família: a chave para o sucesso
A coordenação finaliza com uma mensagem de incentivo à colaboração mútua entre escola e família. Acredita-se que, com a participação ativa dos pais, a adaptação e o desenvolvimento das crianças se tornam mais eficazes. A parceria entre ambos os lados é vista como fundamental para o crescimento e aprendizado dos pequenos.
O início do ano letivo de 2025, portanto, marca não apenas o retorno das atividades, mas também a renovação do compromisso entre o CEI e as famílias, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e um ambiente seguro e acolhedor para as crianças.