Nos últimos dias uma trend tomou conta do Instagram, Facebook e redes sociais: Primeiro você começa, depois você melhora! Basicamente uma foto do começo de alguma coisa com a frase: Primeiro você começa... Depois outra foto evidenciando que você melhorou e a frase depois você melhora!
A vida não é assim, as coisas não são assim. Por mais que inicialmente esta trend pareça ser de motivação para você começar alguma coisa, não é assim que as coisas funcionam. Quando você vê estas fotos que o pessoal colocou nas redes sociais se tem a falsa impressão que basta começar alguma coisa que o sucesso vem. Não é assim. Pelo menos não foi assim pra mim e para a maioria das pessoas que conheço verdadeiramente.
Na prática a vida é assim: Você começa alguma coisa importante, aí você para. Você começa de novo, para de novo. Aí você começa de novo e dificilmente melhora, e você pensa que aquilo ali não é pra você, que é muito difícil e que o caminho que o amigo, o conhecido tomou é mais fácil. Pensa em mudar de ramo, de faculdade, de emprego, de relacionamento... mudar a vida. Aí você se frustra, baixa a cabeça, persiste, junta os cacos e continua.
A vida não acontece como um post da rede social: ‘primeiro você começa, depois você melhora’ e o fluxo das coisas fluem naturalmente em direção do sucesso e da felicidade, como se bastasse ter começado. Na prática começamos algumas coisas e mais tarde percebemos que nem deveríamos ter começado.
Ninguém está feliz o tempo todo, nenhum emprego ou negócio vive em ascensão. As coisas são feitas de altos e baixos, momentos de felicidade e tristeza, momentos de riqueza e de pobreza, de amor e ódio.
É preciso entender quem somos, de onde viemos, quais são as nossas limitações, nossos desejos, nossos sonhos, nosso lugar no mundo. Não estou aqui escrevendo que você deve se limitar, mas deve sim se entender. Compreender quais características o diferencia do outro, até onde você consegue chegar e quem sabe chegar na sua melhor versão.
Gosto muito de um discurso do Steve Jobs intitulado: Unindo os Pontos. Basicamente ele, lá na frente da sua vida, depois de muitas escolhas, erros, tropeços, recomeços, entende que só foi possível chegar aonde chegou através das experiências que teve. Para mim isto é importante, viver o momento, entender o processo.
Você não precisa se pautar por aquilo que você vê todo mundo fazendo, seja uma trend, seja um negócio, emprego... até por que quando postamos muita coisa na internet querendo mostrar a nossa felicidade, estamos é tentando esconder a nossa infelicidade.