No dia 8 irá iniciar os encontros do grupo de Tabagismo

Há 12 anos que a Secretaria de Saúde de Campo Erê desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo, com o objetivo auxiliar os fumantes campoerenses a abandonar o vício

Ruthe Kezia - Campo Erê
06/04/2025 16h01 - Atualizado há 2 dias
No dia 8 irá iniciar os encontros do grupo de Tabagismo
A assistente social, Cristiane Leticia Barimaquer, relata que o programa conta com assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e médicos. (Foto: Ruthe Kezia)

A Secretaria de Saúde de Campo Erê em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, irão realizar a primeira edição de 2025 do Programa de Controle do Tabagismo. O programa tem como objetivo auxiliar fumantes e usuários de outras substâncias que desejam abandonar o vício, mas encontram dificuldades para isso.

Há 12 anos que a Secretaria desenvolve o programa no município, onde são trabalhados com dois grupos de apoio durante o ano, com duração de quatro meses. O primeiro grupo deste ano iniciara os encontros no dia 8 e continuará até o mês de julho, enquanto o segundo grupo será aberto de agosto a novembro.

A assistente social, Cristiane Leticia Barimaquer, popular Cris, relata que o programa é estruturado em oito encontros, sendo no primeiro mês encontros semanais, no segundo mês encontros a cada 15 dias e no terceiro e quarto mês, encontros mensais.

O Programa de Controle do Tabagismo tem demonstrado resultados positivos. Embora o número de participantes diminua ao longo do processo, aqueles que permanecem até o final do programa geralmente conseguem abandonar o cigarro. Pacientes que já participaram e por algum motivo voltaram a fumar, são incentivados a retornar ao grupo para reforçar o tratamento.

Cris destaca que a decisão de parar de fumar deve partir do próprio indivíduo: "A medicação e o suporte profissional são auxílios importantes, mas a vontade de parar precisa vir da própria pessoa”.

 

Tratamento e apoio multiprofissional

O programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e médicos. Os participantes também têm acesso a terapias integrativas, como auriculoterapia, e se necessário, são encaminhados para outras formas de tratamento.

Os participantes recebem suporte com medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, como o Bupropiona (BUP), que auxilia no controle da ansiedade, e adesivos de nicotina, com diferentes dosagens, a exemplo de: 21mg, 14mg e 7mg. O uso correto desses adesivos reduz a necessidade de fumar, liberando nicotina no organismo ao longo do dia. Para mais informações, os interessados podem procurar a Unidade de Saúde.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90