A Secretaria de Assistência Social de Anchieta em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem realizado a busca ativa de crianças para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Atualmente são atendidas em torno de 25 crianças por turno e de acordo com a secretária de assistência social, Rosangela Dondoerfer, o espaço tem capacidade para atender aproximadamente 40 crianças por turno. Com o objetivo de aumentar o número de crianças participantes, estão sendo realizadas buscas ativas em escolas e reuniões com os pais.
"Às vezes, as famílias têm um receio, porque as crianças já vão à escola, mas é muito importante a participação das mesmas, porque as atividades não são iguais às da sala de aula, são atividades diferenciadas com profissionais qualificados", explicou a secretária.
As atividades desenvolvidas incluem brincadeiras ao ar livre, exibição de filmes, palestras e oficinas que são abertas para todas as crianças do município, não apenas para as que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Serviço atende crianças em situação de vulnerabilidade e com vínculos familiares fragilizados. Durante o período em que permanecem no local, recebem acompanhamento profissional, alimentação de qualidade e apoio psicológico. A secretária acrescenta que atendem crianças autistas que são acompanhadas por profissionais especializados.
Para ampliar o atendimento, a equipe está sendo reforçada. O objetivo da Secretaria é oferecer às crianças duas orientadoras sociais, tanto no período matutino, quanto no vespertino, e uma coordenadora para garantir que as crianças estejam sempre acompanhadas.
Com a proximidade da Páscoa, as crianças estão participando de atividades especiais, incluindo a confecção de enfeites e cestinhas temáticas: "Eles adoram e participam com entusiasmo. Estamos felizes porque o programa está crescendo e conseguindo atrair mais crianças", concluiu a secretária.