A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Reinaldo Stein promoveu na última semana o seu 5º Chá Literário, um evento marcado por emoção, criatividade e fortalecimento do hábito da leitura entre os estudantes. O encontro contou com apresentações artísticas de alunos do 1º ao 8º ano, que encenaram peças teatrais, declamaram poesias e dramatizaram histórias inspiradas nas obras literárias lidas em sala de aula.
O ponto alto do evento, foi a participação da aluna Laura Vitória Junges Winck, de 12 anos, do 7º ano, que apresentou ao público o seu primeiro livro, intitulado: A Vida de Cecília. Para surpresa da jovem, a escola e a família, com apoio de patrocinadores locais, conseguiram viabilizar a publicação da obra. Ainda que os exemplares não tenham chegado a tempo do evento, Laura recebeu de forma simbólica a versão impressa do livro, em um momento carregado de emoção.
Segundo a diretora da escola, Lilian Crestani, a iniciativa foi resultado do empenho e da dedicação da aluna, que escreveu a história à mão em casa e nas horas vagas na escola digitalizava a história. “Foi uma conquista muito especial. A Laura não sabia que conseguiríamos publicar o livro, foi uma surpresa para ela. Esse mérito é dela, mas também é uma conquista para todos nós, pois mostra aos demais alunos que, com esforço e dedicação, todos podem realizar grandes feitos”, destacou.
Além das apresentações e da revelação do livro, o evento contou pela primeira vez com a presença das famílias dos alunos, além de convidados especiais, como a coordenadora de Dionísio Cerqueira, Silvani Prestes de Oliveira, e a secretária municipal de educação, Ana Paula Milan. “Foi uma noite linda, que mostrou o quanto a leitura pode transformar e inspirar nossos estudantes”, completou a diretora.
Para a escola, o Chá Literário é um momento de integração, incentivo à leitura e valorização do talento dos alunos. Além da premiação simbólica pela participação, todos os estudantes são presenteados posteriormente com um passeio cultural, como forma de reconhecimento pelo esforço. O evento integra o projeto: Abrindo as Portas para o Mundo, mantido pela escola com apoio de empresas locais, que ajudam a custear acervo literário e ações de incentivo à leitura.
A mãe da jovem escritora, Alessandra Junges Winck, não escondeu o orgulho ao ver a filha realizar o sonho de publicar sua obra: “Foi emocionante vê-la receber o exemplar do próprio livro. Ela sempre gostou muito de ler e escrever, e esse momento foi uma grande conquista. Nos dias de hoje, em que a tecnologia ocupa tanto espaço, incentivamos muito nossos filhos a ler, aprender coisas novas e desenvolver a criatividade. O que a gente aprende, ninguém pode tirar”, afirmou emocionada.
A Vida de Cecília
O livro A Vida de Cecília conta a história de uma menina que se muda dos Estados Unidos para o Canadá e, nesse percurso, descobre o valor da amizade, da família e da superação das perdas. Narrada pela própria personagem principal, a obra conduz o leitor por reflexões profundas e emocionantes sobre a vida.
A expectativa agora é que, com a chegada dos 30 exemplares do livro de Laura, seja realizado um dia de autógrafos no Supermercado Pansera, parceiro da escola, em que a jovem escritora poderá lançar oficialmente sua primeira obra.