Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
15/09/2015 às 16h52min - Atualizada em 15/09/2015 às 16h52min

Geada compromete safra 2016 de vinhos brancos e espumantes

Baixas temperaturas resultaram em perda de 100% da plantação da uva Chardonnay

Redação
Santa Catarina
Divulgação

O frio intenso do fim de semana trouxe prejuízos para a fruticultura em Santa Catarina, nas regiões da Serra e Meio Oeste. Com temperaturas negativas no sábado e domingo (12 e 13 de setembro), houve formação de geada, comprometendo a produção de pêssego, ameixa, nectarina, maça e uva.

E os danos atingem pequenos e grandes produtores. Na vinícola Villaggio Grande, por exemplo, a geada significou o cancelamento da safra de vinho branco Chardonnay e espumante branco para 2016.

“Nunca vi uma geada tão forte em setembro, perdemos 100% da plantação da uva Chardonnay, que usamos para vinho branco e também como base para espumantes. Não teremos safra de 2016 desses itens, que totalizam 80 mil garrafas em média”, lamenta Maurício Grando, proprietário da Villaggio, em entrevista ao site ClicRbs.

Na Villaggio Grando, que está localizada nos campos de altitude próximo à divisa entre Água Doce e Caçador, no Meio Oeste catarinense, o registro foi de -6 ºC no sábado e - 4,9ºC no domingo, de acordo com o proprietário. Os funcionários da vinícola ainda tentaram uma técnica utilizando fogo no meio das parreiras para amenizar os impactos da geada, mas sem muito sucesso devido à intensidade do frio.

Além da uva Chardonnay, frutas como ameixa e pêssego foram diretamente afetadas. A explicação vem do inverno mais quente do que o normal, adiantando o período de floração.

Ontem, a equipe da Epagri e produtores ainda contabilizavam os efeitos da geada do fim de semana. A estimativa inicial é de perda de pelo menos 70% da parte das frutas que já tinham passado pela floração. Fonte/Caçador Online


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90