Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/06/2020 às 09h25min - Atualizada em 20/06/2020 às 09h25min

O Progresso da Comunicação

A Comunicação tornou o mundo menor, aproximando povos. Pela necessidade de conhecimentos das defesas na área militar, em 1969 daí nasceu a rede de comunicação para fins militares. Cientistas americanos fundaram uma associação para financiar e estudar a Internet, trocar textos e dados, tornando-se assim rede dorsal da Internet. Difícil imaginar que os próprios cientistas pudessem dimensionar onde esse invento poderia chegar 50 anos depois. Foi no ano de 1990, que as universidades de todo o planeta se conectaram pela Internet, já 1995, empresas privadas como IBM e MCI começaram a participar da gestão comercial das conexões da rede. Em 1996, a Internet nasceu para o planeta, atingindo todos os computadores do mundo, através de empresas de telemática e se consolidou como Rede Mundial de comunicação tornando-se o meio de contato mais formidável depois do telefone inventado em1876. A Internet democratizou a comunicação, dando a palavra a todos se tornando assim uma praça eletrônica planetária, onde todos podem se encontrar, fazer amizade e trocar interesses.
O correio eletrônico instantâneo e veloz no momento que quisermos deixou o mundo pequeno e capaz de ter conhecimento dos acontecimentos em tempo real mesmo que eles aconteçam do outro lado do mundo. Criou uma relação interpessoal sem fronteiras e virtual tornando o mundo uma aldeia global interligada. A importância da Internet é tanta que sem ela, poderíamos dizer que o mundo entraria em colapso, tamanha a dependência que temos desse meio de comunicação.
Devemos a internet grande parte do desenvolvimento acelerado no mundo de hoje. Com a Internet nos comunicamos nas diversas áreas; inclusive financeira. Estudamos pelos cursos à distância, mas também nos tornamos escravos quando não sabemos usá-la adequadamente. Com a Internet perdemos muito da nossa privacidade especialmente quando nos expomos de forma permissiva.
“Saber se comunicar é bom e é saudável, não saber se comunicar pode ser danoso. Tudo que foge do uso moderado torna-se prejudicial. Vivemos hoje o maior advento de comunicação jamais imaginado. O surgimento das redes sociais aproximou ainda mais as pessoas tornando o mundo uma comunidade interligada. Verdadeiro fenômeno são hoje as chamadas “Fake News” notícias falsas. Especialmente na área política onde esse fato tem gerado protestos e processos por aqueles que dela fazem mau uso.
“Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos. A habilidade de comunicação interpessoal é extremamente exigida, especialmente no âmbito profissional.”

(Ademir G. Baena)

Reinaldo Guimarães 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90