30/07/2020 às 16h08min - Atualizada em 30/07/2020 às 16h08min

Atitudes: Espelhos da vida

Coluna de opinião do jornal impresso

Criaturas livres feitas por Deus a sua imagem e semelhança, somos seres imperfeitos. Imperfeitos pelas escolhas nem sempre certas que fazemos durante a vida, escolhas que são feitas por nossa conta e risco. E não vale querer culpar Deus pelas consequências. Se escolho fazer a coisa certa.
Consequências só podem ser certas o mesmo vale para o contrário. Costumamos dizer que se colhe o que se planta, assim como fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores. O valor que demos ao nosso próximo, ou sua indiferença gera nele sentimento recíproco: gentileza gera gentileza, sentimento nobre = sentimento nobre. Há uma versículo bíblico que diz: “Com mesmo peso que pesares será pesado” e acrescenta: “Com a medida que medires será medido” ( Mc 4,24).
Nosso modo de proceder em relação ao próximo, sem que possamos perceber pode causar muito na vida do outro. A atenção que não dei aquela pessoa pode tê-la levado a tomar um caminho errado na vida. Minha atitude em relação ao colega de trabalho pode tê-lo (a) decepcionado. Naquele dia que dirigi embriagado dei mau exemplo a meus filhos ou colegas. São todas atitudes impensadas que deixam marcas.
São escolhas erradas que muitas vezes nos parecem insignificantes, mas na verdade podem causar transtornos e ter consequências inesperadas. O fato é que geralmente somos críticos das atitudes alheias. Porém se queremos um mundo melhor a mudança deve começar em nós.  Há uma frase atribuída a Santo Agustinho que diz: “Os maus não são bons, porque os bons não são melhores” isso causa desconforto em certas pessoas, e é bom que cause mesmo, não basta ser bom, é preciso fazer o bem.
Enquanto deixarmos para outros a tarefa de tornar a vida mais justa e igualitária perdemos a chance de contribuir com maior dignidade para todos. Compreender meu semelhante, como meu próximo leva-me a praticar o mandamento de Jesus o maior homem que já pisou nessa terra que disse que devemos: “Amar o próximo como a nós mesmo”( Mt 27 37-39).
Essas são atitudes que falarão por nós, ainda que não falemos, nossos atos falarão por nós.
 
Reinaldo Guimarães
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90