04/09/2020 às 17h39min - Atualizada em 04/09/2020 às 17h39min

Carta do leitor - Você sabe como cuidar da sua saúde durante a pandemia?

O tal Coronavírus chegou e mudou a vida de todos. Mas afinal, o que é Coronavírus?
Coronavírus compreende uma família de vírus que causam infecções respiratórias graves e dependendo das doenças pré-existentes ou fragilidades no nosso organismo o estado geral de saúde pode se agravar, podendo inclusive levar à óbito. E a recomendação para se proteger dessa doença é manter um alto nível de higiene pessoal e do ambiente, e evitar contato social.
Mas como manter a mente e o corpo saudável com o nível de ansiedade nas alturas devido a esse isolamento social e essa preocupação com a higiene? Pode ser mais simples do que você imagina, mas antes é preciso aceitar novos hábitos e entender que você é muito importante para si mesmo e para os que te amam.
Existem os cuidados que já estamos calejados de saber, é preciso usar máscara sempre que sair de casa; lavar as mãos sempre que tiver contato com pessoas ou objetos e se não puder lavar as mãos devemos usar álcool gel; trocar nossas roupas sempre que precisar sair de casa e tomar banho. Pra saúde mental e física, muitas pessoas adotaram novos hábitos, começaram a praticar meditação, yoga, buscaram aprender coisas novas como jardinagem, pintura, culinária. Começaram a cuidar mais uns dos outros e de suas casas, fizeram pequenas reformas, reforçaram laços familiares com a ajuda da tecnologia.
E o que ganhamos com isso? Novos hábitos, mais saudáveis. Novas rotinas, menos estressantes. O chamado “novo normal” totalmente integrado a uma “nova vida”.
Porém, são muitas as pessoas que ainda não conseguiram enxergar com bons olhos esse “novo normal”, e é compreensível, admitir novos hábitos e costumes não é fácil, alguns precisam de ajuda profissional. Felizmente, existem caminhos e pessoas empenhadas em auxiliar nesse processo. Os psicólogos e os terapeutas ocupacionais são profissionais mestres em favorecer a mudança e inserção de novos hábitos.
O psicólogo trabalha os medos, dúvidas e resistências em aceitar o novo; enquanto que, o terapeuta ocupacional é o profissional da saúde especializado em rotinas das atividades do dia a dia, auxiliando nessa descoberta de novos hábitos e novas possibilidades, isso porque o foco da sua atuação é a ocupação humana, que está presente em tudo que se faz. Essas ocupações humanas envolvem as atividades de vida diária, o lazer, o trabalho, a educação, a participação social, o brincar, o descanso e o sono. E vamos concordar, todas essas áreas foram transformadas pela pandemia, não é verdade?
Os serviços de saúde são considerados essenciais e por isso foram liberados em alguns setores; deste modo, existem profissionais que estão fazendo acompanhamentos de modo remoto, ou seja, por meio do telefone ou computador; e existem profissionais que estão fazendo o acompanhamento no domicílio do cliente, seguindo todas as normas de segurança sanitária. O acompanhamento domiciliar é uma alternativa para aqueles que já realizam algum tratamento terapêutico e que se encontra interrompido momentaneamente pela pandemia.
Então, se você precisa de ajuda para reorganizar sua rotina e se adequar ao “novo normal” garantindo sua saúde física e mental, busque esses profissionais, eles estarão prontos para te acompanhar neste processo. Todos podemos sair melhores e mais fortes dessa pandemia.

Por Flavia Luzia de Oliveira
Terapeuta Ocupacional da APAE de Palma Sola
CREFITO 14194
(82) 9 8890-1069
[email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90