14/10/2020 às 08h18min - Atualizada em 14/10/2020 às 08h18min

Flor da Serra conquista a maior nota na história do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental

A nota é referente a prova aplicada em 2019, a média foi de 7,1; para comparação a média nacional é 5,9. Em 2017 a nota do município foi de 6,2

Igor Vissotto
Da redação
A nota de 7,13 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) foi obtida através da Prova Brasil, aplicada em 2019 e divulgada no mês passado. Segundo a secretária de educação de Flor da Serra do Sul, Marisa Marta Bertoli Castelli, esta nota coloca Flor da Serra do Sul junto com outros municípios na 13ª maior nota no estado do Paraná. O Paraná tem 399 municípios e o estado registrou aumento na média do IDEB tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
Os pedagogos Vanderi Chorna, Sandra Batistela Camilo e Solange Rombaldi explicam que esta conquista é resultado de um trabalho conjunto entre professores, equipe pedagógica e secretaria municipal de educação. Este trabalho foi possível também pelas mãos das famílias que ao longo de 2019 permitiram e incentivaram os filhos a participar de ações de contraturno preparatórias para a prova Brasil.
Esta conquista de 2019 foi após um trabalho estratégico, que inclui: atividades específicas de português e matemática em sala de aula (usando a mesma metodologia aplicada na Prova Brasil); atividades de contraturno (intensificado leitura e interpretação e compreensão de texto, já em matemática se intensifica a leitura e interpretação de gráfico e tabelas, diferentes metodologias de interpretação de informações, situações envolvendo as quatro operações, raciocínio lógico).
Nesta estratégia também foram aplicados pelos professores regentes e equipe pedagógica os simulados de português e matemática.
Outras disciplinas como: história, geografia, ciências, educação física, artes e inglês também foram trabalhadas: “Nada foi deixado de lado” diz a professora Luciane Ceratti Borges, que atuou como professora de história no ano de 2019.
A secretaria de Educação disponibilizou, material, transporte, e fez todo o investimento que se espera para melhorar os índices de educação do município. “Após a avaliação da Prova Brasil chegamos a fazer passeio e proporcionar sessões de cinema como forma de incentivo as crianças por ter participado, dedicar tempo, e por termos 100% de frequência dos 71 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas Nossa Senhora da Glória e Alice Rubim Bernardi
“Nada disto é possível sem que tenhamos professores preparados e aqui enfatizo que é preciso termos professores preparados desde a base” afirma a secretária de educação Marisa Castelli explicando que é fundamental valorizar a primeira infância (ludicidade, brincadeira, raciocínio, imaginação) e posteriormente trabalhar bem o processo de alfabetização.
Em 2012 Flor da Serra do Sul implantou um programa de Formação Continuada para os professores, a partir de 2019 esta formação foi instituída obrigatoriamente na rede municipal. A Formação Continuada parte do pressuposto de trazer sentidos e significados para prática docente, resinificando práticas inovadoras, incentivando professores a trabalhar metodologias diferenciadas, sem deixar de lado o cunho teórico, sob o tripé: teoria/prática/teoria.
A pedagoga Solange lembra de uma fala da aluna Isabeli Muczinski num dos simulados realizado em 2019. “Faltava poucos minutos para encerrar a prova e eu falei pra aluna chutar, não ia dar tempo. Ela me respondeu: ‘não posso chutar, o professor me disse que precisamos encontrar uma lógica para a resposta’. Fiquei feliz. Aquela resposta me fez perceber que o nosso trabalho valeu a pena”, frisa.
A nota obtida pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental é a melhor em toda a trajetória educacional do município.
2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019
3.8 5.3 6.7 6.9 6.3 6.4 6.2 7.1
 
A prefeita do município, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, parabeniza toda a equipe da Educação. “Lembro que ano passado cobrei muito dos nossos professores e pedagogos que conseguíssemos melhorar nossa nota. Felizmente conseguimos. Mas esta não é uma conquista só da minha gestão, é uma conquista de todos, do município de Flor da Serra do Sul, especialmente dos professores e equipe. Lembro que entre os 399 municípios do Paraná, Flor da Serra do Sul está entre aqueles que mais valoriza seus professores”, finaliza.
 
Divulgação:
Alunos do 5º ano das escolas Nossa Senhora da Glória e Alice Rubim Bernardi em evento do Proerd realizado em 2019 no CTG Sinuelo da Serra
 
 
Mérito a quem tem mérito
Essa conquista é coletiva, e representa empenho e dedicação de todos os profissionais da área da educação, em especial os professores regentes, professores das disciplinas específicas, equipe pedagógica e aos educandos:
Antonio Carlos Ramos Ardenghi
Bruno Henrique Pazolini
Carlos Eduardo Benedete Guedes
David Caua Carvalho
Debora Dos Santos Dal Magro
Eduardo Rabb Da Silva Rosa
Emanuelly Chorna
Evelyn Eduarda Silveira Horst
Gabriel Siberino Duarte
Guilherme Antonio Martinelli Dos Santos
Jonas Borges Da Rosa
Maira Antunes Zuquetto
Maiza Da Silva Jesus Siqueira
Maria Eduarda Antonelli Testa
Natielly Vitoria Bleich
Rubia Dolesque Lopes
Sibelly Ramos Ardenghi
Vitor Gabriel Carloto
Yasmin Andreghetto
Zidani Santiago Da Silveira
Maria Vitoria Fernandes Giombelli
Adão Junior Pallas
Ana Paula Aparecida Fragata Alexandre
Anderson De Paulus
Cassio Raieski Cipriano
Gabrieli Dias Da Maia
Iasmim Schwingel Rodrigues
Joao Pedro Sandrin
Kauã Gabriel Mantelli
Ketlyn Vitoria Ribeiro Dos Santos
Larissa Palinski
Luiz Enrique Rodrigues Zuse
Maria Eduarda Giordani
Maria Eduarda Sandrin
Vanessa Antunes De Lara
Welinton Fortes Da Silva
Maria Eduarda Antunes Medeiros
Vitor Dietrich
Cassio Raieski Cipriano
Brayam Gonçalves Bleich
Bruno Kauan Ferrarini
Jabis Horst
Joao Pedro Todescatto Ferrari
Luiz Eduardo Alves Silveira
Marco Antonio Mantovani
Marcos Matias Dos Santos
Maria Emilia Gomes
Nicoly Cristina Ferreira Silveira
Nycolas Chiesa Walkoviski
Rafael Maleski
Raissa Farias
Roberta Sommer
Samuel Porto
Sophia Alves Zandona
Vagner Luis Barbosa Da Silva
Vinicius Teixeira Da Veiga
Vitor Dietrich
Silvia Aparecida Rodrigues
Angelina Naiara Ibanez Dos Santos
Nicoly Cristina Ferreira Silveira
Alisson Cavalli
Dafny Vitoria Copatti Furlani
Elianara Ragazzon Andrade
 
Emilly Lais Fantinelli
Erick Gasparetto
Fabricio Segala
Isabeli Fantim Muczinski
Luis Felipe Poltronieri
Maisa Schneider
Robert Eduardo Soero
Samuel Ferreira Dutra
Bruna Vitoria Ribeiro Venson
Lucimara Correia Brisola
 
Professores Regentes:
Celito Corlassoli
Fernanda Batisti
Noeli Quell dos Santos
Margarete Bianchetto dos Santos
 
Professores das disciplinas específicas:
Lusalene Tortora Chorna
Maira Regina Schauss
Jeisebel Falinski
Vanduir Luiz Bortolini
Francione de Góes
Iliane de F. Tavares dos Santos
Iliana Rodrigues Ferazzo
Elaine Vaz Rossetto
Luciane Cerati Borges
 
Direção:
Ênio Machado
Roselei de Fátima Gnoatto
Alécio Cerati
 
Pedagogos/as
Vanderlei Chorna
Sandra Fatima  Batistela Camillo
Solange Rippel Rombaldi
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90