29/10/2020 às 08h55min - Atualizada em 29/10/2020 às 08h55min
Se queimou? Saiba o que fazer
Sol e calor. A combinação perfeita para ir a um rio, aproveitar a piscina ou até mesmo, tomar um banho de mangueira
Larissa Dias
Da redação
Sol e calor. A combinação perfeita para ir a um rio, aproveitar a piscina ou até mesmo, tomar um banho de mangueira. No entanto algumas pessoas preferem tomar um banho de sol, para “pegar uma cor”, mas às vezes exageram e acabam se queimando e perdendo a alegria do verão. Estamos chegando na temporada de férias e ninguém quer estar queimado!
A pele é o nosso órgão mais extenso e ajuda a manter a temperatura do corpo; ela é formada por várias camadas de pele compostas por células diferentes, uma delas são os melanócitos, que nos protegem dos raios solares, principalmente dos raios ultravioleta tipo B que predominam mais entre às 10h e às 16h. Mas, quando a radiação solar é intensa a ponto de ultrapassar a capacidade da pele de nos proteger, ocorre a queimadura solar. A pele fica vermelha, inflamada e extremamente dolorosa. Não dá para encostar e às vezes nem para vestir uma roupa leve.
O que fazer (e o que não fazer) quando a pele ficou queimada?
Evite banhos quentes. Banhos mornos ou frios é a melhor opção. Cuidado com os sabonetes, pois podem ressecar muito. Dê preferência às formas líquidas e neutras. Não esfregue a pele no banho e muito menos com a toalha na hora de secar. Enxugue-se devagar, encostando suavemente uma toalha macia na pele queimada. Muita calma na hora de se vestir. Nada de roupas apertadas ou escuras. Tudo muito largo, esvoaçante e claro para refletir o calor. As mulheres podem-se permitir ficar sem sutiãs apertados.
Compressas geladas de camomila podem ajudar, pois a folha é relaxante e cicatrizante – prepare um chá e deixe na geladeira. Quando estiver bem frio, coloque em uma compressa sobre a pele por 10 minutos). Muito importante: hidrate-se. A pele passando cremes hidratantes, e seu organismo tomando muita água, sucos frescos de frutas ou água de coco.
Quais os sinais que indicam que devo procurar um médico?
Um dos sinais importantes é a presença de bolhas na pele, pois significam que a queimadura foi mais intensa, isto é, de segundo grau. Nunca estoure as bolhas
. Se você sentir fraqueza, cansaço, calafrios, náuseas, se vomitar ou tiver febre também deve procurar ajuda.