Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/10/2020 às 08h55min - Atualizada em 29/10/2020 às 08h55min

Se queimou? Saiba o que fazer

Sol e calor. A combinação perfeita para ir a um rio, aproveitar a piscina ou até mesmo, tomar um banho de mangueira

Larissa Dias
Da redação
Sol e calor. A combinação perfeita para ir a um rio, aproveitar a piscina ou até mesmo, tomar um banho de mangueira. No entanto algumas pessoas preferem tomar um banho de sol, para “pegar uma cor”, mas às vezes exageram e acabam se queimando e perdendo a alegria do verão. Estamos chegando na temporada de férias e ninguém quer estar queimado!
A pele é o nosso órgão mais extenso e ajuda a manter a temperatura do corpo; ela é formada por várias camadas de pele compostas por células diferentes, uma delas são os melanócitos, que nos protegem dos raios solares, principalmente dos raios ultravioleta tipo B que predominam mais entre às 10h e às 16h. Mas, quando a radiação solar é intensa a ponto de ultrapassar a capacidade da pele de nos proteger, ocorre a queimadura solar. A pele fica vermelha, inflamada e extremamente dolorosa. Não dá para encostar e às vezes nem para vestir uma roupa leve.
 
O que fazer (e o que não fazer) quando a pele ficou queimada?
Evite banhos quentes. Banhos mornos ou frios é a melhor opção. Cuidado com os sabonetes, pois podem ressecar muito. Dê preferência às formas líquidas e neutras. Não esfregue a pele no banho e muito menos com a toalha na hora de secar. Enxugue-se devagar, encostando suavemente uma toalha macia na pele queimada. Muita calma na hora de se vestir. Nada de roupas apertadas ou escuras. Tudo muito largo, esvoaçante e claro para refletir o calor. As mulheres podem-se permitir ficar sem sutiãs apertados.
Compressas geladas de camomila podem ajudar, pois a folha é relaxante e cicatrizante – prepare um chá e deixe na geladeira. Quando estiver bem frio, coloque em uma compressa sobre a pele por 10 minutos). Muito importante: hidrate-se. A pele passando cremes hidratantes, e seu organismo tomando muita água, sucos frescos de frutas ou água de coco.
 
Quais os sinais que indicam que devo procurar um médico?
Um dos sinais importantes é a presença de bolhas na pele, pois significam que a queimadura foi mais intensa, isto é, de segundo grau. Nunca estoure as bolhas. Se você sentir fraqueza, cansaço, calafrios, náuseas, se vomitar ou tiver febre também deve procurar ajuda. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90