Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/02/2021 às 10h10min - Atualizada em 23/02/2021 às 10h10min

A Quaresma de hoje e sempre

Coluna de opinião do jornal impresso

Da redação
Quaresma que vem de quarenta, para os cristãos de Igreja Católica, Ortodoxa, Presbiteriana, Luterana, Anglicana e outras, está inserida no tempo litúrgico e significa tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. A expressão é originária do latim, quadragésima dies (quadragésimo dia) o adjetivo desse período é chamado de tempo quaresmal. Este tempo, é por assim dizer, mais forte para o sentimento cristão, já que se costuma fazer sacrifícios, jejuns e orações; costuma-se também dar esmolas e fazer caridade mais do que o usual.
Se formos olhar cuidadosamente para a história da humanidade, pelos escritos das Sagradas Escrituras, constatamos que simbolismo do número quarenta (40) aparece em diversas ocasiões no antigo testamento. São exemplos: Noé e sua família passaram 40 dias na Arca (Gênesis 8,6). O povo Judeu peregrinou por 40 anos antes de entrar na terra prometida (Deuteronômio 8. 2,4). Quarenta dias levou para chegar ao monte Horeb o profeta Elias, para encontrar-se com Deus (Reis 19,8). Quarenta dias foram à penitência que os habitantes de Nínive fizeram para obter o perdão de Deus (Jonas 3:4-5).
São esses e outros tantos exemplos que nos levam a fundamentar nossa tradição Judaico/Cristã, em viver esses dias como se estivéssemos num grande retiro espiritual. Como cristão lembremos que Jesus retirou-se durante quarenta dias para o deserto para orar. Não podemos esquecer que o antigo testamento é comum para cristãos, judeus e muçulmanos. Quarenta dias são de preparação para a Páscoa da ressurreição de Jesus.
Em ritos diferentes, os Judeus se preparam para a Pessách Morashá. Enquanto muçulmanos se preparam num período de Ramadã. Em ritos diferentes, porém em louvor ao mesmo Deus. É sempre bom lembrar que quarenta dias na Bíblia significa o tempo necessário para nascer uma nova criatura. Não importa o nome da Igreja. Se você segue Jesus Cristo você é CRISTÃO e se Jesus Cristo, o filho unigênito de Deus, retirou-se para orar ao Pai, muito mais nós devemos nos recolher nesse período, em orações.
Nos propor a ser melhor no nosso viver, amando mais, perdoando mais, servindo mais e melhor. São quarenta dias em preparação para o Domingo de Páscoa. Olhe ao seu lado, no seu bairro, na periferia de sua cidade, tem pessoas esperando seu auxílio, seu afago, seu carinho ou seu olhar, seu sorriso. Ninguém é tão abastado que não precise de alguma coisa e ninguém é tão pobre que nada tenha a oferecer. Pense nisso!
 
Por Reinaldo Guimarães
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90