Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/03/2022 às 15h16min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h16min

Os dois tipos de pessoa

Coluna de opinião do jornal impresso

Assistindo um podcast no YouTube no canal Os Sócios falaram sobre um assunto que foi debatido na minha pós-graduação. Faço questão de compartilhar.
Para o filósofo Friedrich Nietzscheh há dois tipos de pessoas, ou melhor, dois tipos de tendência das pessoas: Pessoas que tendem mais a uma moral aristocrata, e pessoas que tentem mais a uma moral escrava.
Hoje é politicamente incorreto falar escravos, então podemos falar: moral dos senhores e moral de rebanho.
Nietzscheh dizia que uma pessoa de moral aristocrata tem uma ênfase endógena, ou seja aquela pessoa do ‘deixa comigo’, ‘eu resolvo’. É o tipo de pessoa que chama a responsabilidade para si mesmo, pessoa que faz as coisas na hora, pontual com prazos e datas, uma pessoa que quer se superar o tempo todo. Não necessariamente superar o outro, mas se superar.
Por outro lado Nietzscheh diz que há as pessoas de moral escrava com ênfase exógena, ou seja: pessoas que diante de um problema perguntam quem vai resolver aquilo, quem vai tomar uma atitude. O tipo de pessoa que sente, intimamente, depender de alguém, uma espécie de servidão voluntária. Aquele tipo de pessoa que gosta que alguém mande, dê ordem, que lhe digam o que fazer, como fazer. Pessoa que não quer ser dona do seu destino, quer que o destino esteja nas mãos de outra pessoa, até para ter de quem reclamar. Costuma ser aquela pessoa ressentida, contra tudo e contra todos.
Então, segundo Nietzscheh, estes são os dois tipos “exagerados” de pessoas que existem.
Um exemplo, você chega para uma pessoa que chegou atrasada numa reunião e fala: você está atrasado! Se for uma pessoa de moral aristocrata ela vai dizer: É verdade, estou atrasado, me desculpe. Já a pessoa com a moral de rebanho vai colocar a culpa em algo ou alguém, do tipo: foi o trânsito, tive problemas com meu filho.
Outro exemplo, uma pessoa aristocrata foi demitida justifica mais ou menos da seguinte maneira: Não consegui atender as expectativas da empresa. Acho que não soube jogar o jogo político da organização. Já a pessoa de moral escrava – quando demitida – fala o contrário: O meu chefe era um imbecil, muito chato. O pessoal tinha inveja de mim, não entendo o que eles fazem lá, pagavam mal.
Estes dois tipos de pessoas existem no mundo inteiro em qualquer época.
O Brasil tem uma formação étnica de pessoas que esperam. Percebemos isto nos livros de história: Os índios esperam da natureza... A população africana esperava do divino... A população portuguesa esperava da corte.
Culturalmente fomos moldados a esperar.
No Brasil é possível perceber por quê nós, sulistas, acabamos empreendendo em boa parte do país. Imagine um corte no Brasil de São Paulo para cima e São Paulo para baixo. Aqui no Sul tivemos influência forte dos italianos, dos alemães e isto nos diferencia.
Outro ponto é que ninguém é absolutamente escravo ou aristocrata. Temos tendência. Neste ponto entra o ambiente, seja ele da empresa onde você trabalha, de local onde você mora ou do próprio país.
Há países que te estimulam a usar mais da sua moral aristocrata, como há países que te estimulam a moral de rebanho. É o tipo de comportamento que se percebe nas escolas.
Entendo que numa empresa é fundamental estimular a meritocracia.
Por muitos anos o ambiente de negócios no Brasil nos estimulou a termos uma moral de rebanho, exemplo: no passado o sonho era ser funcionário do Banco do Brasil, depender dos outros e falar mal do governo. Em alguns outros países o que prevaleceu foi a moral aristocrata, seja por fatores religiosos ou étnicos. Então tivemos países que entenderam que nós todos devemos esculpir-nos a nós mesmos, que o destino está nas nossas mãos.
 
Por: Igor Vissotto 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90