Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/02/2023 às 14h49min - Atualizada em 22/02/2023 às 14h49min

Escola Elza volta a atender o ensino fundamental

Neste ano, a escola estadual de Guarujá do Sul está atendendo uma turma de 6º de forma integral, são 45 aulas semanais. No próximo ano, o objetivo é atender alunos de 6º e 7º ano

Guarujá do Sul
Da redação
A Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura oferta educação pública no município de Guarujá do Sul desde 1954. Hoje, está situada na Rua Maranhão, 1035, Centro, e atende 120 alunos.
A escola possui uma estrutura ampla, contando com salas de aula, auditório, refeitório, ginásio de esportes, biblioteca, sala para professores, secretaria, orientação e direção. Tem ainda, laboratórios de Informática, ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática. Recentemente a escola foi contemplada com um Espaço Maker, onde os alunos desenvolvem seu conhecimento teórico através da prática.
A escola atendia, até o ano passado, apenas as turmas de Ensino Médio, ofertando o Novo Ensino Médio diurno – com carga horária estendida –, e noturno – que a partir de agora tem duração de quatro anos em todas as escolas estaduais de Santa Catarina. Mas neste ano a escola está atendendo uma turma de 6º ano de ensino fundamental em tempo integral.
A administração da escola não esperava voltar a atender as turmas de ensino fundamental, mas isso mudou no ano passado, após uma visita dos representantes da Coordenadoria Regional de Dionísio Cerqueira e da SED (Secretaria de Estado da Educação).
“Segundo eles, o espaço que a escola oferece poderia ser melhor utilizado, então, implantamos o 6º ano de forma integral. A implantação de mais turmas vai ocorrer de forma gradativa. No ano que vem pretendemos ter o 6º e o 7º ano”, explica a diretora Marivone Andreolla Caramori.  
Marivone conta que no ano passado foi realizada uma conversa com os pais dos alunos do 5º ano. Eles visitaram a escola Elza e foi apresentada a matriz curricular do 6º ano, que é de 45 aulas semanais. O número de aulas de todos os componentes curriculares regulares aumentou, mas os alunos também têm a parte diversificada, que são Arte e Musicalização, Esportes, Educação Financeira e Ciência e Tecnologia.
Os pais se interessaram e a escola iniciou este ano letivo com uma turma de 25 alunos. Eles chegam na escola às 7h30 e saem às 16h15, todos os dias. Os estudantes recebem lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Nas horas de descanso e após às 16h15 eles são acompanhados por uma orientadora de convivência.
“Mesmo estando o dia todo na escola, percebemos que os alunos estão motivados e não faltaram às aulas. Nossos professores procuram deixar as aulas mais lúdicas e utilizar os laboratórios que temos”, conta a diretora.
Em relação às aulas, a mesma professora que trabalha a Matemática trabalha a Educação Financeira, o que muda é o livro didático, específico para a matéria. Em Ciência e Tecnologia, a matéria é voltada para informática. Os Esportes e a Arte e Musicalização são trabalhados com professores de Educação Física e Arte, respectivamente. A principal diferença desses componentes, em relação ao ensino regular, são as habilidades trabalhadas.
 
Ensino médio

Na 1º série do Novo Ensino Médio, além dos componentes curriculares de Formação Geral Básica, os alunos escolhem seis componentes curriculares eletivos, três para o primeiro semestre e três para o segundo semestre. São ofertados a Segunda Língua Estrangeira e o Projeto de Vida. Já na 2º série, os alunos escolhem as trilhas de aprofundamento. Eles escolhem entre trilhas de formação geral ou um curso técnico.
“Nossos alunos em 2022, optaram pelas trilhas de formação geral. Como a nossa matriz é de 35 aulas, as turmas de 1º e 2º séries ficam na escola nas segundas e terças-feiras o dia todo. Já a turma de 3º série fica na escola em horário estendido nas segundas. Ofertamos ainda uma turma de 3° série do Ensino Médio Regular noturno”, explica a diretora Marivone.
Além do Ensino Médio, a escola tem uma turma do AEE (Atendimento Educacional Especializado), onde são atendidos alunos que apresentaram laudos médicos, que têm direito a segundo professor ou atendimento especializado.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90