Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
09/03/2023 às 11h27min - Atualizada em 09/03/2023 às 11h27min

Claudino Crestani recebe espaço Maker e 25 novos computadores

A escola foi contemplada com uma oficina de criação, equipada com impressoras 3D, estúdio de gravação, ferramentas e materiais didáticos. A sala de informática foi 100% renovada, com 25 novos computadores

Palma Sola
Da redação
A Escola Estadual Claudino Crestani, de Palma Sola, recebeu uma Sala Maker. O espaço Maker é uma oficina tecnológica, conta com aparelhos de gravação de áudio e vídeo, impressoras 3D, máquina de costura, ferramentas, peças para construção de robôs, materiais de elétrica e hidráulica, entre outros. O intuito do espaço, é proporcionar aos alunos momentos de experimentação e criação, para testar a teoria na prática.
“Esse espaço Maker é um projeto do governo do Estado. A instalação ocorreu em dezembro de 2022, então nossos alunos conheceram e passaram a utilizar o espaço neste ano. Nós também estamos recebendo oito lousas digitais, para trabalhar com o novo ensino médio. As outras salas têm o Datashow, mas a lousa é um recurso mais amplo e interativo que auxiliará no aprendizado do aluno”, relata a diretora Francieli Zamboni Holz.
O espaço Maker é coordenado pela professora Sandra Straub, que colocou em prática o projeto Jardim na Escola. “Nós recolhemos plantas suculentas, que iriam pro lixo e a partir daí surgiu o projeto de fazer um jardim na escola. Cada aluno está personalizando um vaso. Aqui no Maker nós realizamos um trabalho interdisciplinar. Nesse projeto trabalhamos arte e ciências, com objetivo de aumentar o interesse do aluno pela escola e pelo meio ambiente”, explica a professora.
Além do processo de criação artístico, através da personalização dos vasos, os alunos trabalham ciências, pelo cultivo das plantas. 
“Nosso próximo projeto irá envolver as disciplinas de matemática. Como agora nossos alunos têm armários, cada um irá, na impressora 3D, imprimir um chaveiro com seu nome. Eles terão que fazer o projeto desse chaveiro no programa, utilizando e respeitando as unidades de medida, para depois realizarmos a impressão 3D. Também iremos montar os carrinhos robôs”, afirma Sandra.
Ao longo do ano, diversos projetos serão desenvolvidos, um dos citados pela diretora Francieli, é o de oratória. “Nós temos câmeras, microfones, fones de ouvido, com esses equipamentos de gravação é possível trabalhar nas disciplinas de linguagens, temos alunos muito tímidos e é uma oportunidade para eles desenvolverem a fala e se verem através das câmeras”.
A escola foi contemplada com 30 tablets, também através de projetos estaduais, e 25 computadores.
A diretora Francieli explica que os computadores são um projeto de longa data, foram dois anos realizando pedidos e finalmente a escola foi contemplada. “Esse é um projeto nosso e é muito gratificante, como gestão, poder entregar um laboratório de informática novinho, com computadores de última geração aos nossos alunos. Estamos muito felizes, pois nós conseguimos trazer mais oportunidades de aprendizado”, finaliza.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90