Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/03/2023 às 17h02min - Atualizada em 29/03/2023 às 17h02min

Formar cidadãos através de educação, esporte e cultura

Este é o objetivo do município de Campo Erê através do projeto Educação é Mais, que oferta aulas de inglês gratuitas à população, escolinhas esportivas e culturais de diversas modalidades

Campo Erê
Da redação
Divulgação
O Programa Educação é Mais, que está em andamento no município de Campo Erê, busca ofertar novas oportunidades e vivências para as crianças, formando pequenos cidadãos através da educação, do esporte e da cultura. O projeto também contempla a meta seis do Plano Municipal de Educação, de ter 25% das crianças e jovens na escola em tempo integral.
As crianças podem participar de escolinhas esportivas e culturais de dança, violão, coral, patinação, badminton, handebol, futsal masculino e feminino, voleibol, xadrez e inglês.
Sobre as aulas de inglês, que iniciaram há algumas semanas, segundo a secretária de educação, esporte e cultura, Rosangela Moccelini, a ideia surgiu através do programa Gente Catarina. “O orientador da FACISC, Clóvis, falou que um professor trabalhava no município de Saltinho, o francês e o inglês. Nós já tínhamos uma chamada pública aberta para contratar um professor de inglês, nisso me veio o insight de implantar as aulas inglês no período integral, de forma gratuita para as crianças e para o público em geral. Agora o próximo passo é conseguir mais materiais”, explica.
As aulas de inglês abrangem crianças que estudam na rede municipal, estudantes da rede estadual e adultos – para os adultos, as aulas ocorrem à noite. 
Ela relata que, no Plano Municipal de Educação, uma das metas é ter, até 2024, 25% dos alunos na escola em tempo integral. O município já oferta as escolinhas esportivas nas escolas, no contraturno, e implantou novas modalidades, como a patinação e o handebol, dessa forma, as crianças permanecem mais tempo na escola.
“O Programa Educação é Mais está passando por um processo burocrático. O Conselho Municipal de Educação está providenciando novas resoluções. Ano passado já tivemos o projeto piloto que deu muito certo. As crianças são matriculadas de maneira legal nas escolinhas esportivas, a partir daí são constituídas as turmas em cada unidade escolar”, esclarece Rosangela.
Atualmente o município tem 9% das crianças em período integral – contando com a educação infantil – e o intuito é atingir, ainda este ano, os 25%, com a ampliação das atividades para os alunos do ensino fundamental.
“Recentemente tive a oportunidade de ouvir o secretário de educação no município de Sobral/CE. Ele conta que foram 25 anos de trabalho para que houvesse grande avanço na educação. Ele disse que educação salva vidas, eu digo que educação, esporte e cultura salvam vidas, tiram as crianças e os jovens das drogas e dão novas oportunidades” enfatiza Rosangela.
O investimento no projeto Educação é Mais é voltado a compra de materiais, a exemplo dos patins para a escolinha de patinação, e pro salário dos professores. São cerca de 12 professores trabalhando nas escolinhas, com carga horária de 10 horas e com um salário de R$ 1.200.
“Esse é um investimento que faz a diferença na vida das crianças, nesses cidadãos que vão desenvolver muitas habilidades. Nós também oferecemos ajuda pedagógica para os alunos, estamos abraçando todas as áreas, com certeza vamos ter campoerenses mais preparados para o futuro, só precisamos que a família abrace essa causa e leve as crianças e jovens para as aulas e escolinhas”, finaliza a secretária.
 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90