20/04/2023 às 15h17min - Atualizada em 20/04/2023 às 15h17min

Anchieta e a (in) segurança nas escolas

Coluna de opinião do jornal impresso

Depois de muita pressão o município de Anchieta resolveu contratar vigias para atuar em três das oito escolas existentes. Os pais de filhos que estudam nas demais escolas continuam com medo.
Vários municípios da região, a exemplo de Palma Sola e Campo Erê, contrataram de maneira emergencial e por dispensa de licitação, seguranças e vigias para ficar dentro das escolas, assim como adotaram medidas que aumentam a sensação de segurança dos pais, com a instalação de mais câmeras externas e internas nas escolas, portões fechados e até aumento na altura dos muros ao redor das escolas. Em Palma Sola, a prefeitura contratou seguranças para atuar em todas as escolas, inclusive nas duas escolas estaduais, justificando que quem estuda ali é palmassolense e que isto é necessário até que o Estado licite e coloque em prática o plano de segurança nas escolas estaduais.
Fato é que em Anchieta o prefeito Ivan Canci e as professoras e vereadoras Claudete Junges e Ione Presotto, assim como os demais vereadores estão sendo cobrados fortemente nas redes sociais para que se posicionem, afinal são as lideranças eleitas e a eles está depositada a confiança dos anchietenses.
Meu ponto de vista: É necessário que o gestor público tome uma ação, antes errar fazendo aquilo que considera certo, do que ficar parado e voltarmos a ter tragédias como as de Blumenau e de Saudades.
Não gosto da ideia de sermos obrigados a ter seguranças e vigias nas escolas. Escola deveria ser sinônimo de aprendizado e de segurança. Mas quando sabemos que crianças completamente indefesas são assassinadas brutalmente por pessoas covardes, doentes, temos que fazer alguma coisa e o mínimo é cobrar dos gestores públicos ações efetivas que aumentem a segurança e a sensação de segurança nas escolas.
Pra mim, pessoas que fizeram o quê fizeram em Saudades e Blumenau deveriam ser extirpadas da sociedade como se extirpa um câncer localizado. É preciso tratar apenas o que se pode tratar, para que estas tragédias e delinquentes não se proliferem.
Na semana passada muitos adolescentes “com problemas na cabeça” escreveram em portas de banheiro e criaram perfis anônimos em redes sociais alarmando a população que outros casos poderiam acontecer nos nossos municípios.
Felizmente a polícia de Palma Sola, Anchieta, São Miguel do Oeste e outros municípios rapidamente identificou os delinquentes, acionou conselho tutelar, deu uma enquadrada nos pais e responsáveis para cessar as ameaças e para elas não a se repetir.
Como jornalista fui convidado a participar de uma reunião na noite da última sexta-feira na cidade de Anchieta, eu tinha outros compromissos e não pude ir. Pelo que fiquei sabendo a reunião pouco atendeu as expectativas dos pais. Que pena.

Por: Igor Vissoto

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90