24/04/2023 às 15h43min - Atualizada em 24/04/2023 às 15h43min
Escolas de SC com infraestrutura precária são alvo de auditoria do TCE
As vinte escolas selecionadas a partir de dados que apareceram no Censo Escolar 2022
Região
Vinte escolas municipais de Santa Catarina passarão por auditorias do Tribunal de Contas do Estado que começam nesta segunda-feira e seguem até quarta, em uma fiscalização ordenada nacional inédita, feita de forma simultânea por 32 tribunais de contas em todo o país. O objetivo é verificar, in loco, a infraestrutura de mil escolas estaduais e municipais.
As escolas foram selecionadas a partir de dados críticos que apareceram no Censo Escolar 2022. São escolas com infraestrutura considerada em alto nível de precariedade. Em Santa Catarina, o TCE usou os dados do Painel da Educação sobre acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos para delimitar quais as escolas em situação mais preocupante.
A divulgação dos primeiros resultados da avaliação está prevista para quinta-feira (27), a partir das 15 horas. As informações que forem obtidas durante as visitas serão inseridas em um sistema de consolidação automática de dados, que vai gerar dois relatórios, um nacional e um estadual. A operação será acompanhada, em tempo real, por meio de fotos e vídeos enviados pelos auditores em campo.
Estados e municípios têm a obrigação constitucional de investir 25% do orçamento em Educação. Nos últimos anos, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional autorizou os gestores públicos a gastarem menos do que o mínimo sem serem penalizados, como resposta à pandemia de Covid-19.
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0 Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/