Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
24/04/2023 às 17h07min - Atualizada em 24/04/2023 às 17h07min

Fake News em Anchieta?

Coluna de opinião do jornal impresso

Fake News em Anchieta?
Fico imaginando como funciona a cabeça de alguns líderes políticos em relação ao trabalho da imprensa. Toda pessoa fanática, seja de esquerda ou de direita, provavelmente pensa assim: “Se a imprensa não noticiar aquilo que seja positivo ou que não me traga votos, é fake news!”
Você que está lendo minha coluna agora, busque na sua memória, como era a postura do Lula, da Dilma, do Bolsonaro e agora do Lula, novamente. No caso dos presidenciáveis a fúria e ira se dava em relação aos ícones da imprensa brasileira, a TV Globo, a revista Veja e o jornal Folha de São Paulo.
Qualquer notícia que não exaltasse as qualidades, que não estivesse reverenciando as “maravilhosas” políticas públicas eram e são taxadas como Fake News!
Agora está acontecendo a mesma coisa em Anchieta: Na semana circulou no nosso portal de notícias: www.sentineladooeste.com.br uma matéria com a seguinte manchete:
‘Anchieta é o município que mais tem funcionários públicos’
Acrescido de uma linha fina explicando que nos demais municípios de circulação do Sentinela há número menor de funcionários públicos por habitante.
Aqui nesta minha coluna estou colocando um print da página do Portal da Transparência feito na segunda-feira, dia 24, após a veiculação de uma nota de esclarecimento publicada na página da prefeitura de Anchieta dizendo que nós estaríamos praticando fake news, mentindo e caluniando de forma mal intencionada.
Não praticamos fake News, não caluniamos e não somos mal intencionados. Nós, infelizmente erramos, e quando erramos publicamos uma errata, como se espera de um veículo de informação sério.
 
Print
Neste print você irá constatar que no município de Anchieta trabalham atualmente 402 pessoas recebendo salário pago pela prefeitura e suas autarquias, ou seja, pago com os impostos de todos nós. Na semana passada eram 403, conforme o Portal da Transparência, já diminuiu 1.
Acessem o Portal da Transparência, segue o link: https://transparencia.betha.cloud/#/CqAliud7q-WzKfYa-8nsQQ==/consulta/34442 . Aqui você vai ler e interpretar exatamente o que nós da imprensa interpretamos. Se a Administração de Anchieta nos acusa de fazer fake News, que primeiro resolva os números e informações que estão no Portal da Transparência e que obviamente foram informados pela prefeitura. Se a prefeitura de Anchieta alega que não devem ser computados os autônomos, que no Portal da Transparência deles, não seja computado, como de fato acontece em outros Portais da Transparência.
Outro detalhe importantíssimo, o critério de análise dos dados para veicular tal matéria foi o mesmo, buscar a informação oficial no Portal da Transparência de cada um dos municípios de circulação do jornal Sentinela, tanto que nesta semana está circulando esta matéria na nossa edição impressa.
Prefeito Ivan Canci a imprensa não está aí para bajular político, estamos aqui para dar luz a tudo, inclusive a notícias que muitas vezes não são positivas para a sua administração ou a de qualquer outro gestor ou político. O ex-prefeito de Anchieta foi o policial Ari Prestes de Oliveira, se você for falar com ele, provavelmente ele vai te dizer que existiram algumas notícias do Sentinela que também o desagradaram, isto faz parte. Mas pelo menos publicamente ou através de redes sociais da prefeitura de Anchieta o Ari nunca nos rotulou de Fake News!
O jornal Sentinela circula no município de Anchieta desde 2008, época do saudoso prefeito Antoninho Mariani. Sempre estabelecemos uma pauta positiva de Anchieta e de todos os municípios da nossa área de atuação, mas não dá para fazer de conta que a gente não vê as coisas que acontecem. O nosso slogan de fundação continua sendo o mesmo: “A nossa é a sua voz” e este slogan quer dizer o óbvio, a voz do Sentinela é a voz dos seus leitores, dos seus assinantes, da população impactada por este periódico.
O Sentinela foi fundado em 2007 e eu desafio você prefeito Ivan ou qualquer outro prefeito que já passou por Anchieta a nos apontar um jornal que fez mais matérias e produziu mais notícias do município de Anchieta do que nós. E outro detalhe importante a maioria absoluta das matérias de Anchieta sempre foram positivas, algumas - francamente - deveriam estar em páginas de Informe Comercial, cumprindo outro pilar da Administração Pública que é dar transparência aos atos públicos.
 

Por: Igor Vissotto 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90