Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
13/05/2023 às 10h54min - Atualizada em 13/05/2023 às 10h54min

Por que emagrecer (e manter) é tão difícil?

Coluna de opinião do jornal impresso

Francieli Perondi
Ajustar a dieta será o desafio mais difícil que qualquer pessoa que se encontra hoje acima do peso terá. Por alguns motivos:
1. Porque será uma batalha que durará o dia todo, todos os dias. Você tira 40 minutos do seu tempo e faz seu treino. Pronto, está feito. Comida não. Será um desafio do momento que você acorda, até o momento que você irá dormir.
2. Nós fomos criados para associarmos comida aos momentos mais gostosos da nossa vida. Às reuniões de família, aos almoços de domingo, aos aniversários, festas de casamento. Cristo ressuscitou? Nós comemos. Cristo nasceu? Nós comemos. Casamos? Comemos. Nosso filho sobreviveu a mais um ano de vida? Nós comemos.
Pegar pessoas acima do peso, sedentárias, que precisam da comida para se sentir feliz - diante das contas a serem pagas, dos problemas que existem na vida e dos desafios do dia a dia, e simplesmente dizer: “agora você vai seguir essa dieta”, não funciona. Elas até tentarão, por alguns meses - mas logo, logo pensarão: “se é pra viver assim, melhor eu ficar com o meu corpo mesmo”. E, ao final do ano, estarão pesando mais do que estavam antes.
3. A imensa maioria das pessoas não está preparada para a ideia de que elas precisarão viver “de dieta” para sempre. Que não existe um projeto verão. Que, como todo viciado, nunca mais você poderá voltar àquele estilo de vida.
Só que se você virar pra elas e disser: “será assim pra sempre” elas nem começarão. Por isso que é importante criar essa ideia de que “serão ciclos, temporários”, até que ela se acostume que o que ela chama de “dieta restritíssima”, é na verdade “comer bem”.
4. As pessoas não falham todos os dias. Elas falham um único dia e depois chutam o balde. Elas podem seguir uma boa dieta por meses — mas estão a um final de semana de “entregarem tudo”. O cérebro está totalmente depletado, desesperado pela volta da relação que ele tinha com o açúcar e os demais carboidratos.
5. As pessoas não sabem treinar de verdade. Elas não executam os movimentos como deveriam, não gerenciam as cargas como deveriam, não descansam da maneira adequada, não evoluem na tonelagem como deveriam, não treinam todos os músculos do corpo da maneira correta. Isso faz com que elas percam um tempo do dia delas, além de realizarem esforço burro, que gerará fome e cansaço em troca de pouco resultado, sozinhas na academia.
6. Tudo que mudará a sua vida (no começo) custa muito barato. Dormir e acordar cedo, 50 ml de água por quilo corporal, as vitaminas básicas, dormir o número de horas adequados e comer limpo. Só isso já é mais do que o necessário para você chegar a um corpo ótimo e melhorar muito a sua saúde.
7. Você sentirá fome. Você sentirá dor. Você precisará fazer força. Não existe progresso sem esforço, não existe dieta que traga resultados de verdade sem restrição alimentar. É preciso arrancar da sua cabeça a ideia de que você chegará lá “sem sofrer”. Todos que vendem a ideia de que é possível chegar sem sofrer estão mentindo.
8. Você precisará de três ou quatro anos até que as pessoas olhem pra você e entendam que você virou outra pessoa. Uma coisa é perder vinte quilos. Qualquer um pode fazer isso. Você “fecha a boca”, perde esse peso no meio dos seus 40% de gordura corporal e acha que mudou alguma coisa.
Quem aqui já não perdeu vinte, trinta quilos e recuperou? Agora, pra virar outra pessoa? Três ou quatro aninhos. Aí não será mais difícil acordar e ir treinar. Você não conseguirá mais “meter o pé na jaca” dois dias seguidos. Sua mente terá mudado, sua resistência a dor e às tentações terá mudado.
Você não precisará mais de “comidinhas fits”. Não precisará mais de “docinho zero”. Não precisará mais de comidinha saudável. Você vai comer comida de verdade, tomar quatro litros de água sem nem ver, dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, transar como transava quando tinha dezoito anos.
E um dia você irá acordar e perceber que HÁ MESES não pensa em pudim. Que faz um ano que não “necessita de uma pizza”. Que já nem importa mais o sabor do pote de whey. Porque comida virou só combustível, que te leva pra onde você quer chegar.
 
Texto de Icaro de Carvalho


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90