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30/05/2023 às 18h33min - Atualizada em 30/05/2023 às 18h33min

Projeto para mitigar defasagem no aprendizado atende 120 crianças

Desde 2021 a Secretaria de Educação de Campo Erê vem propondo ações e projetos para preencher as lacunas de aprendizado deixadas pelo período de pandemia

Campo Erê
Da redação
Divulgação
 
A defasagem na aprendizagem dos estudantes é um dos problemas deixados pela pandemia. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do município de Campo Erê vem implementando medidas para mitigar a defasagem de aprendizado, a exemplo do apoio pedagógico no contraturno escolar e dos programas Tempo de Aprender e Educação é Mais.
Segundo a coordenadora pedagógica, Larissa Riboli, em média de 120 crianças, das 717 matriculadas no ensino fundamental, frequentam o apoio pedagógico no contraturno escolar, onde ocorrem aulas de reforço, com foco em português, matemática e alfabetização. Outro programa é o Educação é Mais que oferece atividades culturais, esportivas e aulas de inglês para as crianças – as aulas de inglês também são ofertadas para a população em geral.
Larissa ainda relata que o município aderiu ao programa do Governo Federal Tempo de Aprender, que tem como propósito melhorar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas. O programa traz formação continuada aos professores, disponibiliza materiais e recursos para alunos, propõe o aprimoramento das avaliações da alfabetização e a valorização dos profissionais da educação. 
“Certamente as nossas iniciativas ajudam, mas estudos apontam que essa defasagem de aprendizado das crianças será minimizada e não 100% solucionada. Por isso a importância de realizar um trabalho efetivo, não apenas nas redes municipais, mas nas estaduais. Lembrando que essas crianças, que hoje estão conosco, vão eventualmente ingressar no 6º ano. Mas é um desafio, sabemos que o estado de Santa Catarina não investiu em apoio pedagógico desde 2021”, explica Larissa.
O programa de apoio pedagógico em Campo Erê existe há muito anos, mas fi intensificado em 2021, com o retorno das aulas presenciais, desde então, centenas de crianças já se apropriaram dos conhecimentos fundamentais (ler, escrever e calcular de forma autônoma) e ganharam “alta” do apoio e recebem seu certificado de formação, passando a frequentar apenas o ensino regular. 
 
Queda dos índices de aprendizagem
Para investir em educação, os municípios recebem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.
Além do Fundeb, os municípios podem receber recursos de complementação VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), VAAT (Valor Aluno Ano Total) e do ICMS Educacional, que é relativo ao retorno do estado. Para isso, os municípios são avaliados através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Quem tem um IDEB bom recebe mais recursos, quando o IDEB baixa, baixa o repasse de recursos para investimento em educação.
Conforme a secretária de educação, Rozangela Moccelini, o IDEB de Campo Erê se manteve e continua acima da média nacional, mas a meta é sempre melhorar a qualidade da educação. Vale pontuar que em vários municípios da região houve queda no IDEB. Essa queda vem em razão do período de pandemia, que ocasionou o aumento da defasagem de aprendizado dos alunos.
“Nós temos medidas para mitigar a defasagem de aprendizado, mas não para saná-la 100%, por isso a importância de mantermos programas que oferecem apoio pedagógico às nossas crianças e jovens, não apenas agora no ensino municipal, mas no restante da vida escolar”, explica a Secretária.
Enquanto outros programas e projetos para melhorar a qualidade da aprendizagem estão sendo estudados, os professores estão trabalhando em sala de aula. Mas vale ressaltar que é dever das famílias auxiliar, principalmente levando as crianças para o apoio pedagógico e ajudando com os deveres de casa.
 


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