12/07/2023 às 08h35min - Atualizada em 12/07/2023 às 08h35min
Sobre fazer o que tem que ser feito
Coluna de opinião do jornal impresso
Francieli Perondi
Uma das maiores dificuldades que temos é controlar nossos desejos. O desejo por um doce a mais (sendo que está lutando contra a balança), o desejo por comprar algo (sendo que está tentando controlar as contas), o desejo por dormir mais meia hora (sendo que precisa chegar no horário ao trabalho). Mas a verdade é que, por mais estranho que pareça, a verdadeira liberdade está na disciplina, no conseguir fazer o que tem que ser feito, e não em ceder a todos os desejos e caprichos que você tem.
Disciplina é liberdade, pois você aprende a se libertar dos desejos imediatos, e a verdadeiramente escolher aquilo você quer. Você não comerá mais um doce só porque está ali na sua frente, comerá apenas quando realmente quiser aquilo, sabendo que está escolhendo e não sendo dominado por um impulso. Costumo pensar que a disciplina e a maturidade são proporcionais: quanto mais maduro alguém é, mais disciplinado será também. E é por isso que a disciplina e a constância são as características menos frequentes no ser humano, pois exigem um esforço e comprometimento genuíno, de algo que será persistente, e será feito repetidamente.
Se você quer, de alguma forma, melhorar algo em si mesmo, proponha-se a ficar por sete dias sem algo que você diz que não vive sem: “não vivo sem café”, fique sete dias sem um único gole. “Não consigo ficar sem o facebook”, fique sete dias sem sequer olhar para o aplicativo. “Não consigo ficar sem açúcar”, fique sete dias sem uma única grama! Você precisa ser mais forte que os seus desejos.
Por: Francieli Perondi
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0 Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/