Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/10/2023 às 15h00min - Atualizada em 11/10/2023 às 15h00min

Campo Erê presente na Undime

Conheça a programação e os assuntos discutidos durante o 5º Seminário da Undime

Redação
Professora Marinês Vuelma Picinini, secretária de educação, Rozangela Moccelini e a assessora de secretaria, Fátima da Silva. (Foto: Divulgação)
Educadores de todo o estado estiveram reunidos entre os dias 4 e 5, em Chapecó, para acompanhar as atividades do 5º Seminário da Undime-SC (União dos Dirigentes Municipais de Educação), voltado para a construção de uma educação eficiente e significativa. Especialistas da área dialogaram com os mais de 650 participantes, retratando educação contemporânea em temáticas provocativas, levando o público a reflexão sobre as práticas educacionais. Este é o segundo seminário promovido pela Undime na região.
“É algo que as pessoas não costumam saber, que os secretários tem um órgão que os representa e que prestam assistência no enfrentamento das dificuldades encontradas. É um colegiado bem importante para nós”, relata a secretária de educação de Campo Erê, Rozangela Moccelini, que esteve presente na Undime juntamente com a assessora de secretaria, Fátima da Silva e a professora que coordenará o Renalfa 2024, Marinês Vuelma Picinini.
Ainda de acordo com Rozangela, as mulheres participaram das formações promovidas pela Undime durante os dois dias de evento. A palestrante Jane Haddad abriu a conversa incitando a desconstrução da educação e como reeducar o olhar para o presente. Em seguida, o professor e especialista em linguagem e educação escolar, Edergênio Negreiros Vieira, trouxe a questão da implementação a Lei 10639/2023, que alterou o Art. 26-A da LDB, tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.
A Educação Infantil também esteve em pauta, através do doutor em educação, Israel Boniek, que destacou a psicologia do desenvolvimento infantil, a neurociência, a sociologia da infância, além das abordagens participativas e o protagonismo da criança. Ainda na primeira infância, falou-se sobre a alfabetização e letramento, através da pedagoga e doutora em educação, Geny Lustosa.
O papel do educador e a importância do autocuidado também foram discutidos, através da especialista em educação, Edna Borges. A rodada de palestras foi finalizada com falas sobre educação climática e gestão financeira, com os palestrantes Eduardo Carvalho e Carlos Eduardo Sanches.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90