Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
26/10/2023 às 17h45min - Atualizada em 26/10/2023 às 17h45min

Eleição dos diretores das escolas estaduais

Diferente de anos anteriores, para validar a eleição mais de 50% dos alunos, pais e professores devem votar. Caso contrário, assume a direção um profissional indicado pela SED/SC

Redação
(Foto: Imagem Ilustrativa)
Neste ano alunos, pais e professores realizam a escolha do novo plano de Gestão Escolar (PGE), nas unidades escolares da rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, nesse âmbito, ainda são escolhidos os novos diretores das escolas para o período de 2024 a 2027.
Durante o mês de outubro, além da criação da comissão eleitoral nas unidades escolares, os pré-candidatos elaboram seus planos de gestão. Entre os dias 3 e 6 de novembro, abre o período de inscrição para os candidatos, bem como, o período de entrega dos planos de gestão. Já entre os dias 6 e 10, a comissão regional de Gestão Escolar fará a validação dos candidatos e seus planos.
Entre os dias 13 e 21 ocorre toda a tramitação de recursos e no dia 29 os candidatos fazem a defesa pública dos Planos de Gestão perante a comunidade escolar. No dia 3 de dezembro, das 8h às 17h, alunos, pais e professores votam e elegem um novo plano de gestão e diretores. Após às 17h ocorre a apuração dos votos e a divulgação dos resultados.
Diferente dos anos anteriores, a eleição será válida somente se forem atingidos 50% mais um de cada segmento (alunos, pais e professores). Se o percentual não for atingido a eleição não será considerada válida e o diretor é indicado pela Coordenadoria Regional de Educação (SED/SC)
Por ser um cargo de indicação pode assumir a direção da escola de Palma Sola, por exemplo, um profissional que atua em Anchieta, consequentemente, esse profissional pode não representar a escolha da comunidade escolar. Por isso a importância dos alunos, pais e professores, se fazerem presentes e votarem.
Entre os dias 4 e 12 de dezembro ocorre toda a parte burocrática de recursos e divulgação dos relatórios dos diretores eleitos. Em janeiro de 2024 os eleitos iniciam exercício da função de diretor em suas respectivas unidades escolares.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90