Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
15/11/2023 às 08h11min - Atualizada em 15/11/2023 às 08h11min

Trabalho árduo

Redação
Estou com 40 anos e ando lendo bastante sobre estoicismo. Seguem trechos de um texto que aborda a importância do trabalho árduo na construção de um homem.

A jornada da vida de um homem se desdobra a partir de dois elementos fundamentais: o trabalho árduo e as lições extraídas desta jornada.
Na contemporaneidade nenhum destes pilares é obtido de maneira simples, e como resultado os homens têm se tornado menos resilientes, menos determinados e mais facilmente distraídos do que nunca. Eis a verdade: Aquele que busca o desafio e a dedicação no trabalho, colherá uma existência mais plena, do que aquele que anseia pelo conforto.
Isto se alinha com os princípios Estoicos que nos ensinam a encontrar propósito e realização através do amor dirigente. Se retiramos o trabalho árduo e significativo da equação da vida de um homem, resta apenas um indivíduo melancólico e vazio. Olhe ao seu redor, boa parte das pessoas da atual geração está evitando compromissos substâncias e trabalhos árduos; e onde isto os está conduzindo?
Observe seus relacionamentos, valores, negócios e moral! Parece uma geração de pessoas inconstantes.
 
4 lições do estoicismo
Lição 1. Escolha os seus relacionamentos com sabedoria. O romantismo pode ser uma armadilha, as relações interpessoais e com quem você as constrói constituem a parte mais crucial da sua existência. As decisões mais significativas que você tomará frequentemente envolverá amor e relacionamentos, a maior parte dos homens escolheu erroneamente no passado. Surpreendentemente uma entrevista realizada com indivíduos bem-sucedidos revelou que o sucesso não provém apenas do investimento financeiro ou das horas trabalhadas, mas sim das pessoas com as quais você se associa, especialmente nos relacionamentos. Enxergar com clareza é crucial. Quando o romantismo é a única bússola que guia as suas escolhas em relacionamentos, a sua vida amorosa tende a ser inundada de insatisfação e infidelidade.
Lição 2. Redefina o sucesso de acordo com os seus valores. Muitas vezes imaginamos o sucesso como uma carreira sólida, uma família, uma casa espaçosa e grande prosperidade financeira. No entanto homens e mulheres que alcançaram estes objetivos descobrem que estão vivendo um pesadelo, eles se encontram em empregos e trabalhos que detestam, incapazes de nutrir seus relacionamentos conjugais ou proporcionar bem-estar para seus filhos, afogando-se em dívidas. O erro crucial é depositar toda a confiança nas crenças alheias. Lembre-se que a definição de sucesso é única para cada ser humano. Para alguns o sucesso pode ser tão simples quanto manter uma boa saúde, para outros pode ser sacrificar-se pelo país ou pela causa; não é uma questão de certo ou errado, mas de escolha. Viva de acordo com as suas escolhas e não permita que outros imponham suas próprias definições sobre você.
Lição 3. Aja com consciência das consequências. Toda ação acarreta consequências; embora isto possa parecer clichê a grande maioria dos homens modernos não compreende completamente o significado desta lição. Imagine passar seus melhores anos em um emprego sem futuro, negligenciando sua saúde e desperdiçando tempo em relações superficiais. Com o tempo você perceberá que a depressão, a instabilidade financeira e relações fracassadas se tornarão a norma em sua vida. Viver uma vida sem propósito, simplesmente seguindo a maré pode ser considerado um dos maiores erros que um homem pode cometer. Um homem é naturalmente um líder, um conquistador, ele não segue passivamente, ele cria seu próprio caminho. Sua vida é moldada por suas ações, enquanto o seu futuro é forjado pelas consequências destas ações. Tudo o que você faz hoje pode trazer bênçãos ou tornar-se sua ruína daqui há 7 anos. A única maneira de escapar de um futuro sombrio é desenvolver a capacidade de pensamento crítico.
Lição 4. Escolha a solidão sobre a mediocridade. É melhor estar só do que mal acompanhado. Muitos homens desperdiçam as suas vidas com as companhias erradas, apenas porque erroneamente as consideram amizades verdadeiras, quando não são. Ou porque tem medo da solidão. Como resultado: vivem vidas medíocres, alimentam suas motivações com gratificações instantâneas e deixam seus objetivos de lado devido a desaprovação alheia. Ao longo deste processo aqueles que abraçam o autodesenvolvimento de forma séria, que estão superando os desafios do mundo e conquistando tudo que desejam, seguem o caminho desafiador e solitário. Frequentemente você se verá diante da escolha entre sucesso e solidão, ou falsas amizades e mediocridade. Por tanto pare de desperdiçar o seu tempo com pessoas que não investem em você. Torne-se inabalável!


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90