Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
06/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 06/03/2024 às 10h00min

Seja você um professor

Com o ensino técnico integrado ao ensino médio, profissionais habilitados nas áreas de direito, contabilidade, administração, entre outros, podem dar aula

Atualmente o Claudino oferta aos alunos, os cursos técnicos em contabilidade e em administração. (Foto: Sofia Bertolin)
A remodelação no Novo Ensino Médio (NEM), permite que os alunos das escolas estaduais cursem em conjunto com o ensino regular, um curso técnico, possibilitando que os alunos saiam da escola já com um direcionamento para o mercado de trabalho.
A Escola Estadual Claudino Crestani, localizada no município de Palma Sola, já ofertou aos alunos o curso técnico em contabilidade e, neste ano, oferta o curso técnico em administração – com as mudanças no NEM, os alunos começaram a cursar o técnico em administração já no 1º ano do ensino médio, anteriormente, o ensino técnico iniciava a partir do 2º ano.
“O governo do estado tem apostado no ensino técnico. Como gestora, acredito na importância desse projeto. Víamos muitos dos nossos alunos se formarem no ensino médio e ao invés de uma faculdade, irem buscar cursos técnicos nas cidades vizinhas. O fato de a escola oferecer isso agora, é muito bom, pois o jovem já sai da escola com uma direção, uma profissão”, explica a assessora de direção Francieli Cristina Zamboni.
Além de ser benéfico para os alunos, é algo benéfico para a comunidade, já que muitas das empresas queixam-se da falta de mão de obra qualificada. “No ano passado, por exemplo, tivemos o Daniel Santolin ministrando aulas para a turma de contabilidade, ele se dispôs a dar aula justamente por precisar de mão de obra em seu escritório de contabilidade, conhecendo a turma ele fez contratações”, afirma a coordenadora.
No curso técnico as aulas não são ministradas por um professor de licenciatura, são profissionais habilitados na área de abrangência do curso. Para as disciplinas de administração, o professor deve ser um administrador, para as disciplinas de direito, é necessário um advogado, e assim por diante. Ao longo dos anos, o curso engloba diversas outras áreas, como logística e marketing.
“Vamos muito atrás desses profissionais aqui na cidade, mas ainda ouvimos muitos nãos. As pessoas não querem dar aula pois já tem um trabalho, mas fazemos esse apelo à comunidade que é algo que vem em benefício de todos. Tanto para o nosso jovem, que vai sair da escola com uma profissão, quanto para o empresário, que vai contratar mão de obra qualificada. Nosso pedido é que, quando procurados para ministrar aulas, os profissionais do nosso município olhem com carinho para essa possibilidade”, enfatiza.
Atualmente a Claudino oferta os cursos técnicos em contabilidade e em administração, quem não simpatiza com essas opções não é obrigado a cursar. Infelizmente hoje a escola não tem estrutura para ofertar uma gama maior de cursos, mas segundo Francieli, é preciso sonhar e trabalhar para oferecer mais aos alunos. “Para ter novos cursos precisamos da aprovação do Ministério da Educação (MEC). Alguns alunos pediram pelo curso técnico em enfermagem, mas é um curso que exige laboratórios e enquanto não tivermos essa infraestrutura, não vai ser liberado pelo MEC. Mas somos otimistas, quem sabe no futuro, seja possível ofertar mais possibilidades aos nossos alunos”, finaliza Franci.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90