Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/03/2024 às 15h00min - Atualizada em 29/03/2024 às 15h00min

A Casa do AEE oferece suporte para crianças cedrenses

No local, são atendidas necessidades educacionais de alunos com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento, como autismo e TDAH

Professoras da sala do AEE e de reforço trabalham com cerca de 20 crianças. (Foto: Ruthe Kezia)
A Secretaria de Educação de São José do Cedro conta com um novo espaço, ao lado da Escola CEMEG Educação Infantil. A Casa do AEE (Atendimento Educacional Especializado), como é carinhosamente chamada pelos professores, visa atender às necessidades educacionais de alunos com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento, como autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), proporcionando-lhes um ambiente adaptado e suporte especializado. No local, ainda são ministradas aulas de reforço e aulas de espanhol.
“Temos uma demanda grande de alunos, são mais de 20, então ter um local com mais espaço e recursos para trabalhar era um sonho de nós professores, da escola CEMEG e da Secretaria de Educação”, afirma a professora especializada em educação especial, Jéssica Júlia Meazza.
A casa conta com um espaço para as aulas de espanhol, uma sala onde futuramente será implantado o curso de robótica, uma sala de AEE, uma sala sensorial – pensada para atender principalmente os alunos autistas, além de uma sala de reforço, banheiro e cozinha. 
Segundo a professora Jéssica, o AEE trata da educação inclusiva, onde são atendidos especificamente às crianças que têm algum transtorno de aprendizagem, tem TDAH, TOD (Transtorno Opositor Desafiador) ou autismo, por exemplo. Na sala sensorial o atendimento é para os alunos autistas, que podem apresentar crises de comportamento e/ou sensibilidades sensoriais (auditiva, sonora, visual. “Quando em um atendimento o aluno entra em crise, conseguimos levá-lo para a sala sensorial, que oferece o suporte que ele precisa no momento. É onde ficam os materiais que podemos fornecer aos alunos para que eles se organizem, como a cabana e o balanço sensorial”, explica.
Pela lei, no AEE ocorre o trabalho pedagógico e não clínico, então os alunos não precisam apresentar laudo médico para frequentar o AEE.
“Não trabalhamos em cima de um laudo médico, até porque, temos que prestar atendimento a todas as crianças que são necessitadas. O laudo ajuda o nosso trabalho, pois é em cima dele que faremos a análise, mas mesmo sem laudo faremos o atendimento, pois o objetivo é não defasar a aprendizagem dessa criança. O laudo não pode ser empecilho para o desenvolvimento escolar da criança”, reforça a professora.
O AEE atende todos os alunos do município, enquanto o reforço escolar e o espanhol abrangem os alunos do CEMEG.
Um dos alunos que frequenta o AEE é Joaquim, de nove anos. Joaquim tem autismo, TDAH e altas habilidades/superdotação. Juntas, essas condições podem ser chamadas de dupla excepcionalidade. Nivaldo Fagundes Júnior, pai do menino, relata que desde que o filho começou a frequentar o AEE, ocorreu uma mudança de comportamento. 
“O Joaquim teve uma aceleração de série em 2022, quando passou do 1º para o 3º ano. Nessa fase também iniciou no AEE, que foi muito importante para a mudança no comportamento escolar dele. Como ele possui altas habilidades na área acadêmica, o ambiente escolar sempre foi pouco interessante para ele. A sala do AEE mudou a percepção dele, de um aluno problemático para um aluno muito dedicado e querido. A sala do AEE, juntamente com a segunda professora ajudam muito o Joaquim, pois ele é um aluno diferente, com habilidades e prejuízos decorrente da sua condição”, relata o pai.
Para o futuro, Nivaldo, assim como outros pais, esperam que haja cada vez mais investimento na Casa do AEE.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90