Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/04/2024 às 09h30min - Atualizada em 03/04/2024 às 09h30min

Prefeitura de Anchieta contrata vigilantes

Após pressão e mobilização dos pais, nesta segunda-feira, dia 1º de abril, as aulas iniciaram com a presença dos vigilantes nas escolas e creches do município

O Centro Municipal de Educação conta com a presença de um vigia. (Foto: Divulgação)
No município de Anchieta o ano letivo começou em 19 de fevereiro, desde então, grupos de pais se mobilizam e reivindicam a presença de vigilantes nas escolas municipais, tendo em vista que as aulas retornaram sem a presença dos mesmos. Após pressão dos pais e da comunidade, o município realizou a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de vigilância e nesta segunda-feira, dia 1º de abril, as aulas iniciaram com a presença dos vigilantes.
Esta não foi a primeira vez que o grupo de pais se organiza, no intuito de mostrar ao poder público a importância da segurança nas escolas. As primeiras mobilizações para contratação de vigilantes – inclusive vigilantes armados – para as escolas municipais, começaram em abril do ano passado, após a tragédia ocorrida em Saudades. Naquele momento, o grupo buscava convencer o poder público, da importância de reforçar a segurança nas escolas, para desta forma, proteger a vida de alunos e professores. Há época, a contratação de vigias não armados foi conquistada.
Na manhã do dia 1º, ao deixarem os filhos na escola, os pais tiveram a feliz surpresa de encontrar os vigias nos portões das escolas. “Certamente isso só ocorreu por conta do esforço dos pais, mas estamos contentes e mais tranquilos por saber que temos segurança nas escolas”, afirmou uma porta-voz do grupo de pais, que preferiu não se identificar.
A contratação de empresa especializada na prestação de serviços de vigilância ocorreu mediante o Edital de Pregão Eletrônico nº 002/2024 e Processo Licitatório nº 015/2024. Conforme o edital, a licitação terá o prazo de vigência até 31/12/2024.
 
Nos municípios da região
Desde a pandemia e os ataques ocorridos nas escolas e creches municipais de Santa Catarina durante 2022 e 2023, assuntos como saúde mental e segurança nas escolas estão cada vez mais em evidência.
Indo de encontro a isso, o poder público de diversos estados e municípios vem investido na contratação de profissionais como psicólogos – que acompanham os alunos – e vigilantes – que tem o dever de zelar e proteger não apenas o patrimônio escolar, mas alunos, professores e funcionários.
Na região, os municípios de Campo Erê, Guarujá do Sul e São José do Cedro mantêm a contratação de vigias desde o ano passado.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90