Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
08/04/2024 às 15h00min - Atualizada em 08/04/2024 às 15h00min

Pró Autismo Guarujá

Projeto que prevê uma escola para atender crianças autistas será inaugurado em abril

A escola será inaugurada no antigo CEBEM, no bairro Vila Sulina. (Foto: Imagem ilustrativa)
O município de Guarujá do Sul inaugura neste mês o projeto Pró Autismo Guarujá. O projeto, inspirado no Pró Autismo Floripa, visa atender as crianças e jovens guarujaenses que possuem TEA – Transtorno do Espectro Autista, com atividades multidisciplinares e terapias de forma gratuita, proporcionando o desenvolvimento social, cognitivo, psicomotor, a autonomia e a qualidade de vida para a família e para os atendidos pelo projeto.
O Pró Autismo Floripa foi apresentado à Secretaria de Educação pela mãe de uma criança autista e, conforme a secretária de educação, Claudete Teresinha Rockenbach, de imediato o projeto foi acolhido.
A secretária Claudete visitou o projeto e acompanhou a metodologia de trabalho aplicada. Retornando à Guarujá do Sul, elaborou o projeto Pró Autismo Guarujá que tem como objetivo ajudar as famílias que têm crianças autistas. “Sabemos que mesmo as famílias que possuem condições financeiras têm dificuldade de conseguir os profissionais necessários para garantir o desenvolvimento dessas crianças autistas. O custo é elevado e muitos atendimentos precisavam ser feitos fora de Guarujá”, relata a secretária.
O projeto foi apresentado à administração municipal e aos vereadores, que também abraçaram a causa. A secretária enfatiza que este é um projeto que tem que continuar, independe da gestão, por isso, sua manutenção está garantida em lei, principalmente tendo em vista que o número de crianças autistas vem aumentando ano a ano. “Temos 15 alunos autistas, é um número bem elevado considerando o número de habitantes do nosso município”, relata Claudete.
Essas crianças serão atendidas no contraturno escolar, recebendo apoio pedagógico e psicológico no antigo CEBEM. O espaço pertence ao poder público e por um período foi utilizado pela Associação de Moradores da Vila Sulina. “É um espaço bem grande e amplo que estava em desuso então tivemos que realizar a limpeza e reforma do local que recebeu pintura, troca de pisos, telhado e caixa d'água. No espaço há uma área verde que proporciona aos alunos conexão com a natureza”, descreve Claudete.
A Secretaria de Educação tem o objetivo ampliar os atendimentos de saúde oferecidos às crianças. “Não é algo fácil, mas vemos a alegria das mães e pais das crianças autistas em ver que o projeto está saindo do papel, já que seus filhos terão o atendimento necessário. Montamos a Associação Pró Autista, já fizemos a parte burocrática e agora vamos iniciar os trabalhos, vamos começar ofertando os serviços de alguns profissionais e os demais vamos buscar, através da realização de promoções, a primeira delas a ser realizada em 19 de abril, onde teremos o primeiro Jantar Pró Autismo”, informa a secretária.
Claudete informa que alunos, inclusive os da creche, que possuem outros tipos de transtornos de aprendizagem são atendidos na sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado). “Conversando com as direções das escolas, com os professores e pais, observamos a evolução e a mudança nessas crianças, crianças que antes não falavam nem as palavras como ‘pai’ e ‘mãe’, hoje falam, isso comprova que é um investimento que vale a pena e que tem retorno”, enfatiza.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/ 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90