Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
09/04/2024 às 17h45min - Atualizada em 09/04/2024 às 17h45min

Imposto para ter cachorro

Cães de rua viraram um problema de saúde pública há muitos anos. Considero muito nobre o sentimento e a disponibilidade daquelas pessoas que adotam cães de rua, que se organizam para comprar ração, castrar e vacinar estes animais que deliberadamente foram abandonados ou acasalaram nas ruas e aumentam o número de cães sem dono ou responsável.
Palma Sola, assim como outros municípios da região contratam de tempos em tempos serviços de médicos veterinários para castrar animais domésticos, alguns municípios um pouco maiores até tentam manter um canil público. Mas no final das contas a coisa se complica, há sempre a crítica sobre o dinheiro público gasto nestes mutirões. Os argumentos mais usados costumam ser:
- “Onde já se viu gastar dinheiro com cachorro e gato se tá faltando remédio no posto de saúde”.
- “Gastar o dinheiro do meu imposto com gato e cachorro e não arrumam a minha estrada”.
Não sou maniqueísta. Quero é encontrar, de fato, uma solução. Ficar argumentando, ficar jogando esta responsabilidade para o setor público e ao mesmo tempo criticando quando prefeito e secretário dispõem de recursos públicos para mitigar o problema só aumenta o problema.
Sei que hoje temos lei regulando e punindo quem maltrata animais. Sou a favor destas leis. Todavia o problema, na maioria dos casos, é encontrar quem é o responsável pelo cão que avançou numa pessoa, os donos daqueles cães que reviram as lixeiras em busca de comida. Quem são os responsáveis por aquelas matilhas que impedem as crianças de andarem de bicicleta!
 
 
Exemplo da Europa
Assim como em vários países, estados e cidades da Europa, que cobram taxa para o cidadão ter um cachorro ou gato em casa, sou a favor de pagar uma taxa anual para se ter um animal doméstico em casa. Quem tem, seja um cão ou um gato, e é responsável sabe que uma taxa de R$ 50 ou R$ 100 por ano é pouquíssimo em relação ao que gastamos com ração, vacinas, vermífugo, banho, tosa entre outros.
Já escutei de vários gestores públicos a intenção em implantar um chip de identificação nos animais domésticos. Também concordo com a ideia, mas defendo que este gasto recaia sobre quem optou em ter um animal doméstico. Eu tenho um gato, um cachorro, tenho que pagar. Neste caso, usa o dinheiro desta taxa para comprar, implantar o chip e assim passar a identificar os animais que acabam sendo abandonados.
Já escutei dos gestores públicos que esta seria uma ação impopular e que não teria aprovação dos vereadores. Será mesmo?
Acredito que vale a reflexão e o debate. Alguma coisa precisa ser feita.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/ 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90