25/04/2024 às 15h00min - Atualizada em 25/04/2024 às 15h00min
POPS tem a própria escolinha esportiva de vôlei
Projeto atende jovens com idades entre 12 e 17 anos e tem como objetivo, proporcionar mais oportunidades aos alunos, que representam a escola e o município nas competições
Atletas de 12 a 14 anos treinam durante a tarde no ginásio da escola POPS. (Foto: Sofia Bertolin) A prática de esportes melhora a qualidade de vida, proporcionando benefícios físicos e mentais. No caso das crianças e adolescentes, a vivência esportiva contribui para a socialização, desenvolvimento do trabalho em equipe, disciplina e senso de responsabilidade. Reconhecendo a importância do esporte, a Escola Estadual Professor Osni Paulino da Silva, do município de Anchieta, criou a própria escolinha esportiva.
A ação é parte do Plano de Gestão da atual direção, que busca proporcionar mais oportunidades aos alunos, que representam a escola e o município de Anchieta nas competições. O projeto, colocado em prática nos últimos dias, oferece aos alunos a escolinha de voleibol. Estão sendo atendidos cerca de 30 alunos, com idades entre 12 e 17 anos.
Conforme a diretora, Juliane Christoff, a proposta foi apresentada e abraçada pela APP (Associação de Pais e Professores). “Quando amadurecemos a ideia começamos a buscar parceiros, estivemos em contato com a UCEFF, a UNOESC e o SENAI, mas eles não têm professores que possam vir até a escola. Foi quando APP sugeriu que a gente fosse conversar com o professor Ernani Grabin. Os pais procuraram o Ernani, que aceitou o convite para ser professor voluntário na nossa escolinha de vôlei”, conta a diretora.
Ernani trabalha com vôlei em Anchieta desde os anos 90 e já foi técnico de várias equipes do município. Ao receber o convite dos pais, a primeira reação foi a surpresa. Ele conta que está com 66 anos, aposentado e estava feliz em casa. “Observando o desenrolar dos acontecimentos, principalmente no setor de educação e esportes no município, aceitei esse desafio. Espero que o trabalho desenvolvido aqui complemente o trabalho que já é realizado nas escolinhas esportivas municipais. O intuito é colaborar e oportunizar para que esses atletas, que logo estarão representando nosso município nas competições, façam um bom jogo. O sonho é que possamos retomar a grandeza do esporte anchietense, como já foi no passado”, relatou.
Os treinos ocorrem nas terças, quartas e quintas, para as crianças de 12 a 14 anos. Já as jovens de 15 a 17 anos, treinam nas quintas, sábados e domingos.
A primeira competição das atletas é o JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina), que acontece no mês de maio. A diretora Juliane lembra que o projeto, que está apenas começando, é de médio e longo prazo e que a escola espera ter resultados maiores nas competições a partir do ano que vem.
A aluna Nicole Balestrin Moscon, de 16 anos, elogiou a iniciativa da escola. “Acho muito bom que a escola proporcione isso para nós, porque parecia que o município não estava dando conta. Não é que aqui não tem atletas, parece que não temos oportunidades de mostrar o que sabemos fazer”, afirmou a adolescente.
Outra aluna, Sariene Grosbelli, de 16 anos, também enalteceu a iniciativa, segundo ela, é necessário praticar esportes e fazer o corpo se movimentar. “Percebemos falta de prioridade do município no esporte. Comparando com os outros municípios que priorizam mais o esporte, os alunos ganham competições e a gente acaba se sentindo um pouco inferior. Eu particularmente não me importo de treinar nos finais de semana, porque é para um bem maior, queremos participar das competições e ganhar, para isso temos que ter esforço, foco e objetivo”, afirma a aluna.
O professor Ernani descreve que hoje, Anchieta não tem a estrutura necessária para acolher atletas de alto nível. “A ideia é que em um futuro próximo tenhamos parcerias e possamos apresentar um projeto para que tenhamos atletas de alto nível aqui”, conclui.
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0 Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/